A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) confirmou que reservará 50% das vagas com ingresso no 1º semestre de 2013 para cotistas, ajustando-se desta a maneira a Lei 12.711 (29/8/2012), que dispõem sobre o sistema de cotas nas instituições federais.

Conforme determina o Edital de Políticas Afirmativas, metade das vagas serão ofertadas em cada curso e turno para candidatos que tenham cursado e concluído com êxito todas as séries do Ensino Médio regular ou equivalente (técnico, magistério ou Educação de Jovens e Adultos) em escola pública. Também serão considerados cotistas os que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Encceja ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Do total de vagas para cotistas , a metade será destinada aos candidatos oriundos de famílias com renda,  comprovada, igual ou inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa,  e a outra metade será destinada aos candidatos oriundos da rede pública independente de renda (sem necessidade de comprovação). Cada metade acima  citada  será dividida  entre  o conjunto  de autodeclarados pretos, pardos e indígenas e os que não se declararam pretos, pardos e indígenas, sendo distribuídos nas seguintes categorias:

Categoria 1 – cotista oriundo de família com renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, per capita e que não se declarou preto, pardo ou indígena,

Categoria 2 – cotista oriundo de família com renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, per capita e autodeclarado preto, autodeclarado pardo ou autodeclarado indígena,

Categoria 3 – cotista independente de renda (sem necessidade de comprovação) e que não se declarou preto, pardo ou indígena.

Categoria 4 – cotista independente de renda (sem necessidade de comprovação) e autodeclarado preto, autodeclarado pardo ou autodeclarado indígena.

Vale ressaltar ainda que a seleção de candidatos para preenchimento das vagas nos cursos de graduação oferecidos pela UTFPR utilizará o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que tem como critério exclusivo os resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2012.

A UTFPR também informou que não adotará pesos nas notas do Enem para o SiSU 2013.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.