Utilizando a Fórmula de Bhaskara no Enem 2020

Em nossa postagem de hoje vamos estudar sobre um dos assuntos mais conhecidos e utilizados da matemática: a fórmula de Bhaskara. Para apresentar este conteúdo, que é muito abordado nas provas do Enem e também nos demais vestibulares, vamos apresentar as fórmulas utilizadas para este método, assim como algumas dicas para a resolução dos problemas. No final da postagem, vamos apresentar também uma questão retirada do próprio Enem que aborda o conteúdo apresentado.

A fórmula de Bhaskara

A fórmula de Bhaskara é o recurso mais utilizado para a resolução de equações do segundo grau. Apesar de existirem outros métodos que também resolvem com eficiência estas equações (como soma e produto, por exemplo), a fórmula de Bhaskara é bastante segura para resolver os problemas, chegando com facilidade ao resultado final. Para utilizar a fórmula de Bhaskara, devemos modelar a equação da seguinte maneira:

ax² + bx + c = 0

E destacamos que a utilização deste modelo é fundamental para a resolução do problema! Isso porque as fórmulas que utilizaremos para a resolução deste modelo de equação são funções dos termos a, b e c. Assim, se não formatarmos a equação corretamente, não conseguiremos resolvê-la. No entanto, modelar a equação neste formato é tarefa simples e você não encontrará dificuldades para realizar este passo! Com a equação neste formato, é hora de calcular o delta da equação:

Ou seja, nosso delta é calculado em função dos três coeficientes da equação, o que demonstra novamente a importância da organização dos termos. Sobre os valores do delta, podemos ter três situações diferentes:

  • Delta maior que zero: A equação possuirá duas raízes reais e distintas.
  • Delta igual a zero: A equação apresentará duas raízes reais e iguais.
  • Delta menor que zero: A equação não apresentará raízes reais.

Calculado o delta da equação, podemos partir para o cálculo das raízes (x1 e x2), que serão feitos em função dos coeficientes e do delta da equação.

Com isso, é possível obter as duas raízes das equações do segundo grau, utilizando esta fórmula de maneira rápida e fácil. Destacamos também o cuidado com o sinal dos coeficientes, que farão total diferença durante a resolução das equações.

Questão do Enem

Como mencionamos no início da postagem, a fórmula de Bhaskara é utilizada em diversos exercícios do Enem, seja para a resolução direta do problema ou como parte da solução. Para demonstrar como este conteúdo pode ser abordado durante o exame, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da prova de 2013 do Enem, em que podemos utilizar a fórmula de Bhaskara para resolver diretamente o exercício. Confira!

“A temperatura T de um forno (em graus centígrados) é reduzida por um sistema a partir do instante do desligamento (t = 0) e varia de acordo com a expressão (t em minutos):

Por motivos de segurança, a trava do forno só é liberada para abertura quando o forno atinge temperatura de 39 °C. Qual o tempo mínimo de espera, em minutos, após desligar o forno, para que a porta possa ser aberta?”

a) 19,0

b) 19,8

c) 20,0

d) 38,0

e) 39,0

Alternativa correta: d.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!