Utilizando a Regra da Mão Esquerda

Estudar sobre a física e seus principais conteúdos é indispensável para os alunos que estão se preparando para o Enem, dada a importância desta área do conhecimento. Dentro da física, a eletricidade e magnetismo se mostram fundamentais para esta preparação, marcando presença na grande maioria das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Sendo assim, vamos apresentar a seguir um importante conteúdo do magnetismo, que é a força magnética, comentando também sobre a Regra da Mão Esquerda. No final da publicação, será apresentado um exercício retirado diretamente das provas do Enem, para que você compreenda como este assunto pode ser abordado durante o exame.

Força magnética

Como destacado no início desta publicação, compreender a força magnética é fundamental para a sua preparação para o Enem, visto que a regra da mão esquerda será utilizada apenas para representar o sentido desta força. Dito isso, sabemos que a força magnética é dada pela seguinte equação:

Onde |q| representa o módulo da carga elétrica, em Coulombs (C), v indica a velocidade da carga elétrica, em metros por segundo (m/s), B representa a intensidade do campo magnético, dada em tesla (T) e q é o ângulo formado entre a velocidade e o campo magnético. Com todas estas unidades representadas no Sistema Internacional (SI), a força magnética, que também recebe o nome de força de Lorentz, é calculada em newtons (N).

Dada as grandezas que são utilizadas para determinar a força magnética, sabemos que esta força é uma grandeza vetorial, ou seja, a direção e sentido da força magnética será importante para a sua representação. Com isso, para determinar o seu sentido, podemos utilizar a Regra da Mão Direita ou a Regra da Mão Esquerda, que será mostrada a seguir.

A Regra da Mão Esquerda

Para determinar o sentido da força magnética, assim como a Regra da Mão Direita (que será apresentada em nossa próxima publicação), podemos utilizar a Regra da Mão Esquerda. Também denominada “Regra da Mão Esquerda de Flaming”, utilizamos esta regra para determinarmos o sentido da força magnética (F), em função da velocidade (v) e do campo magnético (B). para isso, temos que:

  • O dedo médio indica o sentido da velocidade (v);
  • O dedo indicador representa o campo magnético, ou seja, o sentido da corrente elétrica; e
  • O dedo polegar corresponde ao sentido da força magnética (F).

Uma representação do que foi dito acima pode ser observada na figura a seguir:

Fonte:https://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/forca-magnetica—carga-em-movimento-regra-da-mao-esquerda-e-forca-de-lorentz.htm

Questão do Enem

Duas esferas carregadas com cargas iguais em módulo e sinais contrários estão ligadas por uma haste rígida isolante na forma de haltere. O sistema se movimenta sob ação da gravidade numa região que tem um campo magnético horizontal uniforme B, da esquerda para a direita. A imagem apresenta o sistema visto de cima para baixo, no mesmo sentido da aceleração da gravidade g que atua na região.

Visto de cima, o diagrama esquemático das forças magnéticas que atuam no sistema, no momento inicial em que as cargas penetram na região de campo magnético, está representado em”

Alternativa correta: A.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/