Utilizando as fontes energéticas no Enem

Em nossa postagem de hoje vamos discutir sobre um assunto que se torna cada vez mais importante para a nossa sociedade e para as questões do Enem, que são as fontes energéticas. Para isso, além de apresentarmos as principais fontes de energia renováveis e não renováveis em utilização, vamos também apresentar uma questão retirada do próprio Enem sobre o assunto, para que você compreenda como o conteúdo pode ser abordado durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

Fontes energéticas

Você certamente utiliza muito a energia elétrica durante o dia (inclusive, está utilizando para ler este artigo!) Atualmente, somos extremamente dependentes desta energia, e é por isso que as fontes de energia são cobradas com frequência nas provas do Enem. Podemos classificar as fontes energéticas em renováveis e não renováveis, e esta classificação será relacionada com o seu esgotamento. Começaremos então pelas energias renováveis.

Fontes energéticas renováveis

As fontes de energia renováveis são aquelas que não se esgotam com o passar do tempo. Por exemplo, a energia eólica, que é obtida através da força dos ventos, é uma energia renovável, visto que o vento não acaba! Dito isso, veja a seguir as principais energias renováveis em utilização:

  • Energia solar: Obtida através da luz do sol, a energia solar está sendo cada vez mais utilizada no Brasil e no mundo. Apesar de um custo considerado elevado para a instalação dos painéis solares, a energia solar é uma fonte limpa e renovável de energia!
  • Energia eólica: Como adiantamos no parágrafo anterior, a energia eólica é obtida através da força dos ventos e é mais uma opção de energia limpa e renovável!
  • Energia hidrelétrica: A energia hidrelétrica, que utiliza a força das águas para gerar energia, também é considerada uma fonte renovável de energia. No entanto, causa alguns impactos ambientais e sociais na região de instalação das usinas, devendo ser devidamente planejadas.
  • Biomassa: A biomassa é uma fonte de energia renovável, obtida através da queima de materiais orgânicos, como o bagaço da cana, por exemplo. Apesar da liberação de CO2 para a atmosfera, a biomassa pode também ser considerada uma energia limpa, quando utilizada da maneira correta.

Fontes energéticas não renováveis

Por fim, temos as fontes de energia não renováveis. Estas fontes de energia utilizam recursos que são limitados, como é o caso do carvão mineral e do petróleo. Veja a seguir as principais fontes de energia não renovável:

  • Combustíveis fósseis: Nesta seção, vamos incluir grande parte dos combustíveis não renováveis, como é o caso do petróleo, gás natural, carvão mineral e assim por diante. Ainda hoje, estas fontes representam a grande maioria da matriz energética utilizada no mundo, o que gera muita procura e disputa por estas fontes energéticas.
  • Energia nuclear: A energia nuclear é mais uma fonte não renovável de energia em utilização. Obtida através da fissão nuclear do urânio-235, a energia nuclear não é poluente, além de apresentar uma eficiência energética alta. No entanto, a sua utilização deve ser muito bem controlada, uma vez que acidentes envolvendo as usinas nucleares são catastróficos por envolver materiais radioativos.

Questão do Enem

Como você deve imaginar, as fontes energéticas são extremamente importantes para a sociedade, e também aparecem com frequência nas provas do Enem, uma vez que há conteúdos de diversas áreas que podem ser relacionados com o tema. Para exemplificar uma das formas como este conteúdo pode ser cobrado nos vestibulares, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da prova de 2020 do Enem (2ª aplicação e Enem PPL), que aborda as fontes de energia.

O uso de equipamentos elétricos custa dinheiro e libera carbono na atmosfera. Entretanto, diferentes usinas de energia apresentam custos econômicos e ambientais distintos. O gráfico mostra o custo, em centavo de real, e a quantidade de carbono liberado, dependendo da fonte utilizada para converter energia. Considera-se apenas o custo da energia produzida depois de instalada a infraestrutura necessária para sua produção.

CAVALCANTE, R. O vilão virou herói. Superinteressante, jul. 2007.

Em relação aos custos associados às fontes energéticas apresentadas, a energia obtida a partir do vento é”

a) mais cara que a energia nuclear e emite maior quantidade de carbono.

b) a segunda fonte mais cara e é livre de emissões de carbono.

c) mais cara que a energia solar e ambas são livres de emissões de carbono.

d) mais barata que as demais e emite grandes quantidades de carbono.

e) a fonte que gera energia mais barata e livre de emissões de carbono.

Alternativa correta: B.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/