Utilizando as forças intermoleculares no Enem

Em nossa postagem de hoje, vamos estudar sobre um conteúdo muito importante e cobrado nas questões de química do Enem, que são as forças intermoleculares. Para isso, vamos apresentar os principais conceitos relacionados às ligações dipolo-induzido, dipolo-dipolo e ligações de hidrogênio. Além disso, na parte final da publicação, apresentaremos também um exercício retirado diretamente da prova do Enem, para que você compreenda como este conteúdo pode ser abordado durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

As forças intermoleculares

Antes de discutirmos as particularidades dos três tipos de forças intermoleculares, é importante destacarmos o que são estas forças. As forças intermoleculares são as maneiras como as moléculas que são formadas por ligações covalentes interagem entre si. Diante disso, estas forças podem ser de três tipos diferentes, que serão apresentados a seguir:

  • Interações dipolo-induzido: Também denominadas Forças de London, as interações dipolo-induzido são ligações de baixa intensidade, resultantes da interação entre moléculas apolares, ou seja, moléculas que não apresentam polos positivo e negativo.
  • Interações dipolo-dipolo: Já as interações dipolo-dipolo, que também são denominadas forças dipolo-permanente, apresentam ligações de intensidade moderada, ou seja, são maiores que as interações dipolo-induzido e menores que as ligações de hidrogênio. As forças dipolo-dipolo acontecem entre moléculas polares (exceto aquelas que apresentam o hidrogênio ligado ao grupo FON, que serão apresentados a seguir). Uma vez que estas moléculas são polares, o polo negativo de uma se une ao polo positivo da outra e assim sucessivamente.
  • Ligações de hidrogênio: Por fim, temos as ligações de hidrogênio, que também são denominadas pontes de hidrogênio. As ligações de hidrogênio são as interações intermoleculares mais fortes, ou seja, são as mais difíceis de romper. Estas ligações também ocorrem entre moléculas polares, mas apenas se o hidrogênio estiver ligado a um dos três elementos menos eletronegativos da tabela periódica, que são o flúor, oxigênio e nitrogênio (FON).

Questão do Enem

Como mencionamos ao longo desta publicação, as forças intermoleculares são importantíssimas para a química e, consequentemente, aparecem com frequência nas provas do Enem e demais vestibulares importantes do nosso país, para exemplificar como este conteúdo pode ser abordado durante as provas do Enem, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da prova de 2020 do exame (segunda aplicação e Enem PPL), que utiliza os conceitos trabalhados ao longo da publicação. Aproveite para treinar o conteúdo estudado!

“Um princípio importante na dissolução de solutos é que semelhante dissolve semelhante. Isso explica, por exemplo, o açúcar se dissolver em grandes quantidades na água, ao passo que o óleo não se dissolve.

A dissolução na água, do soluto apresentado, ocorre predominantemente por meio da formação de”

a) ligações iônicas.

b) ligações covalentes.

c) interações íon-dipolo.

d) ligações de hidrogênio.

e) interações hidrofóbicas.

Alternativa correta: D.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!