Utilize sua nota do Enem para estudar na Universidade de Coimbra

Uma das instituições de ensino superior mais conceituadas no mundo, a Universidade de Coimbra (UC) está com inscrições abertas para o ingresso de brasileiros em cursos de graduação utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seguir, você verá como ingressar nessa universidade, que aceita o ingresso de brasileiros através do Enem desde 2014.

Datas e requisitos básicos

De acordo com o cronograma disponibilizado pela universidade portuguesa, o processo seletivo referente aos anos de 2020/2021 se encerra no dia 20 de agosto. Para participar desta seleção, o candidato deve ter concluído o ensino médio e não possuir nacionalidade portuguesa ou de algum país da União Europeia. É possível se candidatar com a nota do Enem de até três anos atrás, ou seja, com as notas do Enem de 2019, 2018 e 2017.

Como realizar a inscrição?

As inscrições para esta modalidade são realizadas pela internet. Para isso, o candidato que deseja se inscrever precisa acessar o site da Universidade de Coimbra (disponível neste link) e preencher o formulário de inscrição. Após o preenchimento do formulário, será pedido o pagamento referente à candidatura. Os resultados da seleção serão divulgados no dia 27 de agosto e as matrículas devem ser realizadas entre os dias 28 de agosto e 11 de setembro.

Avaliação e mensalidades

Para quem deseja se candidatar a uma das vagas oferecidas pela Universidade de Coimbra, devemos ressaltar que existem algumas diferenças quanto à cobrança de mensalidades e também em relação à avaliação do candidato.

Em relação à mensalidade destacamos que, apesar de ser uma instituição pública, na universidade portuguesa são cobradas mensalidades. Desta maneira, é importante que os interessados nas vagas verifiquem no site os valores para seu curso, uma vez que devem ser considerados para o custo do estudo.

Já em relação às notas, apesar de utilizar as notas do Enem, a Universidade não utiliza a nota da mesma maneira que as instituições brasileiras. Isso porque, na Universidade de Coimbra, as notas são dadas entre 0 e 200, enquanto no Brasil sabemos que as notas variam entre 0 e 1000. Desta maneira, para o candidato obter a nota na instituição de Portugal basta dividir a sua nota geral obtida no Enem por 5. Além disso, as notas de corte, que são as notas mínimas para o ingresso na instituição, também estão disponíveis para os candidatos através do site da Universidade de Coimbra (que você pode acessar através deste link).

Percebemos então a importância do Enem, que é aceito até mesmo em universidades renomadas, como a famosa universidade portuguesa. Assim, é necessário cada vez mais preparação para o exame, uma vez que é utilizado em cada vez mais universidades nacionais e internacionais.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!