Vale a pena consultar o Gabarito Enem 2014 entre as provas?

Por se tratar de um exame extremamente cansativo e ao mesmo tempo decisivo para os candidatos, o fator psicológico é determinante para a conquista do seu melhor resultado no Enem.

Como sabe, a prova desta edição de 2014 será aplicada em dois dias, no sábado (08) e domingo (09). Apesar do gabarito oficial estar programado para ser divulgado no dia 12 de novembro pelo Inep, diversos colégios, cursinhos e sites relacionados à educação em todo o Brasil publicam gabaritos não oficiais poucas horas após o encerramento de cada dia de prova.

Ao terminar o primeiro dia, você facilmente poderá encontrar na internet a lista com as respostas corretas para cada questão. Consultá-la pode trazer consequências emocionais que certamente irão influenciar sua auto-confiança para as provas do domingo. Então surge o questionamento: Vale a pena verificar o gabarito após o primeiro dia do Enem 2014?

A resposta é: Depende. A questão de conferir ou não o gabarito é uma decisão muito pessoal e deve ser tomada levando-se em conta seu perfil.

Normalmente você deixa a sala de prova cansado, estressado e com alguma expectativa (boa ou ruim) sobre o seu desempenho, o que naturalmente o levará a pensar em consultar o gabarito. Alguns candidatos são muito ansiosos e sentem a necessidade de checar o número de acertos o quanto antes. Para este tipo de pessoa chega a ser um sofrimento se privar de averiguar seu desempenho no primeiro dia de prova.

Outros, por sua vez, ao acessar o gabarito e constatar que obtiveram um número de acertos abaixo do esperado, deixam-se abalar de tal maneira que abaixam a cabeça e encaram o dia seguinte com desânimo e falta de confiança.

Portanto, cabe à você mesmo analisar a relação entre seus níveis de ansiedade e sua capacidade de lidar com uma possível frustração para então decidir se vale a pena ou não consultar o gabarito após o primeiro dia de prova do Enem 2014.

Independente de sua decisão, saiba que o Portal infoEnem divulgará o gabarito não oficial em primeira mão.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.