Vazamento Enem 2014: MPF/CE solicita explicações do Inep

Nesta quarta-feira (19), o Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) enviou ofício ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) solicitando esclarecimentos a respeito das medidas do órgão para apurar o suposto vazamento do Enem 2014.

No documento o MPF pede “menção expressa” do instituto informando quais os procedimentos serão tomados para que seja garantida a isonomia entre os milhões de participantes desta edição do Exame Nacional do Ensino Médio. O ofício ainda expõe ao presidente do Inep como as investigações estão sendo conduzidas pela Polícia Federal.

O envio foi realizado via Sedex e, de acordo com o próprio MPF/CE, o Inep tem 24 horas para dar um retorno após o recebimento da carta com o documento.

Segundo a procuradora da República que realizou o envio, Nilce Cunha Rodrigues, os celulares dos estudantes que alegaram ter recebido antecipadamente o tema da redação do exame foram encaminhados para perícia ontem mesmo.

 

Entenda o caso

A polêmica teve início na semana passada, após denúncia de um candidato do estado do Piauí que afirmou ter recebido uma mensagem via aplicativo de celular com uma imagem do tema da redação do Enem 2014 horas antes da prova do domingo (09).

Além dele, mais estudantes no Ceará confirmaram o recebimento da mesma imagem ou de áudio com o tema da produção textual. A polícia federal, que investiga o caso, já ouviu dois estudantes.

Apesar da polêmica, o presidente do Inep José Francisco Soares descartou o cancelamento do Enem 2014, na última sexta-feira (14).

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.