Veja 3 formas de combater a ansiedade pré-Enem

Nestas últimas semanas que antecedem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, a ansiedade toma conta e tira o sossego da maioria dos participantes. Como o Enem será usado para ¨decidir¨ o futuro profissional de muitos deles, isso é absolutamente natural.

Entretanto, como tudo na vida, ansiedade em excesso faz mal. Especialmente durante a prova, pois atrapalha na concentração, atenção, raciocínio e pode inclusive causar lapsos de memória, colocando tudo a perder no exame.

Felizmente existem diversas técnicas para combatê-la. Na matéria de hoje trazemos três regrinhas que lhe ajudarão a controlar a ansiedade que insistirá em incomodá-lo até os dias das provas do Enem. Confira.

1. Confie em si mesmo

A ansiedade está intimamente ligada ao medo e a desconfiança. Logo, manter um comportamento otimista daqui para frente é o primeiro passo para chutá-la para escanteio. Mesmo que não seja uma pessoa positiva por natureza, esforce-se para mudar sua postura mental e verá rapidamente seus benefícios. É claro que a confiança depende diretamente de outros fatores, por isso as dicas que seguem são fundamentais.

2. Realize simulados e provas anteriores

Como dito anteriormente, medo e desconfiança alimentam sua ansiedade. Ambos têm tudo a ver com o desconhecido. Portanto, aproveitar estes últimos dias para resolver provas anteriores e participar de simulados é imprescindível para antecipar todas as dificuldades que encontrará na hora do Enem. Chegar no exame sabendo exatamente o que fazer e como fazer deixará você mais confiante, o que naturalmente o ajudará a dominar sua ansiedade.

3. Pratique atividades físicas e divirta-se

Entre os inúmeros benefícios que nos proporciona a atividade física, o tratamento da ansiedade é um deles. Independente do seu nível de aptidão física, pratique esportes, corrida, caminhada etc. A liberação de substâncias como adrenalina e serotonina trarão uma sensação de prazer e bem estar para seu corpo e mente. Outras atividades que o ajudem a ¨desligar¨ do Enem por algumas horas, como cinema, namorar ou passear, por exemplo, também são muito bem vindas.

Colocando tais dicas em prática neste tempinho que resta até a data do Enem, certamente você sofrerá menos com a ansiedade e chegará nas provas pronto para render o seu máximo!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.