Veja 4 Dicas Para Estudar Para o Enem nas Férias

Acabamos de entrar no período de férias de meio de ano. Para a grande maioria dos estudantes, o momento é de relaxar, viajar ou simplesmente descansar um pouco. Mas caso esteja inscrito no Enem 2015 e tenha ambições maiores, como vagas em universidades públicas e/ou bolsas do Prouni, é bom tirar o cavalinho da chuva. Afinal, pode ter certeza que, enquanto você estiver de pernas para cima, seus concorrentes estão debruçados em livros e cadernos.

Portanto, vamos passar algumas dicas para que você aproveite as férias para aperfeiçoar seus conhecimentos e colocar os estudos em dia.

Vamos a elas?

  1. O primeiro passo é entender como anda sua preparação e quais suas necessidades neste momento. Está atrasado com os exercícios e com as matérias estudadas em sala de aula? Existe algum conteúdo que está, digamos, em defasagem?
  2. Uma segunda análise, mas ainda muito importante, é tentar prever se os professores, sejam eles de cursinho ou de ensino médio, conseguirão passar todos os conteúdos importantes até o Enem, que acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro. Infelizmente, na maioria dos casos a resposta é negativa. Isso ocorre porque o exame acontece bem antes de terminar o ano letivo, o que faz com que matérias muito importantes possam aparecer na prova sem mesmo terem sido vistas em sala.
  3. Feitas as duas análises, é hora de montar um cronograma de estudo para suas férias. Pode ser aperfeiçoando matérias que já foram dadas, revisando pontos mal fixados ou mesmo correndo atrás de conteúdos que os professores não abordarão até o exame.
  4. Por fim, a última dica é, certamente, a mais importante de todas. Deixe a preguiça de lado e ESTUDE! Possivelmente você terá muitos convites para festas, churrascos e outras inúmeras distrações. Claro que não estamos propondo para que você não aproveite nada das férias escolares. Entretanto, tenha em mente que quanto mais tempo conseguir dedicar desse período para seus estudos, maior suas chances de atingir os objetivos no Enem 2015.

Quanto ao restante do tempo livre, não precisamos nem lembrar de aproveitá-lo fazendo o que gosta e procurando se divertir, certo?! Então boas férias e… bons estudos!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.