Veja 6 perguntas e respostas sobre a Redação do Enem 2014

Estamos muito próximos das provas do Enem 2014. Neste momento final de preparação para o exame algumas dicas, informações e macetes são fundamentais para que você elabore da melhor maneira possível sua estratégia para a prova.

E com a redação não é diferente. Pequenas dúvidas sobre a produção textual do Exame Nacional do Ensino Médio aparecem diariamente em nossa caixa de entrada de e-mails. Selecionamos as mais recorrentes e elaboramos esta matéria você não chegue desinformado e seja pego de surpresa na hora H.

Esclarecemos que, para cada pergunta, além da resposta indicamos uma matéria onde nossa colunista e especialista em redação, a profª Camila Pozza, aborda o assunto de maneira mais aprofundada.

1. Tenho que escrever minha redação com letra de mão ou letra de fôrma?

Tanto faz. Na verdade o Edital do Enem não especifica em qual tipo de letra a redação deve ser escrita. O mais importante aqui é caprichar na letra e facilitar o trabalho do corretor. Dê uma olhada neste artigo.

2. Se eu deixar minha redação sem título ela será anulada?

Não. Inclusive, títulos que repetem o tema ou não são coerentes com o texto escrito podem até piorar sua nota. Para entender melhor o assunto, leia este esclarecimento.

3.Qual o tipo textual exigido pelo Enem e como estruturá-lo?

A redação do Enem cobra a escrita de um texto dissertativo-argumentativo. Nele, o candidato deverá criar uma tese e defendê-la com argumentos consistentes, além de elaborar uma proposta de intervenção social. Veja como ela pode ser estruturada abaixo e entenda melhor neste texto.

  1. Título (opcional)
  2. Introdução da tese
  3. Desenvolvimento (parágrafos de argumentação)
  4. Conclusão (solução ao problema apresentado)
4. É melhor fazer um rascunho ou escrever o texto direto na folha de resposta?

O rascunho trata-se de uma questão muito pessoal. O fato é que o texto precisa ser planejado e organizado antes de ser exposto na folha de resposta. Fazer isso no papel é mais fácil para muita gente, mas há quem consiga escrever ótimos textos sem necessidade de rascunho. Veja as reflexões da profª Camila nesta matéria.

5. Posso copiar trechos da coletânea de textos motivadores?

Não. Isso pode tirar pontos preciosos de sua redação. Entretanto, além de utilizá-los como inspiração, você também pode se aproveitar de dados e estatísticas presentes na coletânea. Saiba mais lendo esta postagem.

6. Qual é o número ideal de linhas que meu texto deve conter?

Primeiro é importante saber que o limite máximo é de 30 linhas e que todas as linhas acima desta quantidade serão descartadas pela banca corretora. Especialistas apontam que é muito difícil criar uma redação bem argumentada com menos de 20 linhas. Portanto, o ideal é que o texto contenha em torno de 25 linhas. Recomendamos que leia está publicação.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.