Faltam exatos quinze dias para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012. Os candidatos aceleram o ritmo dos estudos e estão a todo vapor nestas duas últimas semanas de preparação. Entretanto, nessa loucura de adquirir o máximo de informação possível, muitos se esquecem de procedimentos básicos que devem ser cumpridos no dia do exame, antes e durante sua realização.

Confira abaixo sete passos imprescindíveis para não por tudo a perder no Enem 2012. Após ler o artigo, certifique-se de providenciar com antecedência o que for necessário para não ter problemas “inesperados” nos dias de prova.

 

1. Confira qual o local onde fará o exame: É fundamental que o candidato conheça com antecedência o local onde fará as provas do Enem 2012. Esta informação está disponível na página http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/home.seam e também no cartão de confirmação da inscrição.

 

2. Providencie os documentos necessários com antecedência: Para poder acessar o local de prova é necessária a apresentação de um documento de identificação original com foto. Veja na lista que segue os documentos que serão aceitos:

  • Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
  • Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação;
  • Carteira de trabalho e Previdência Social;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com foto.

Conforme orientações do Inep, em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

 

3. Não se atrase para o exame: O Enem será realizado nos dias 3 (sábado) e 4 (domingo) de novembro. Em ambos os dias o horário de início das provas está marcado para as 13h, porém a orientação do Inep é que os candidatos compareçam ao local do exame com uma hora de antecedência, ou seja, às 12h. Atenção, pois os portões serão fechados às 13h em ponto, sendo que os candidatos que chegarem após este horário não poderão, em hipótese alguma, acessar o local de prova! Uma dica para evitar que isso aconteça é fazer o trajeto até o local antes do dia do exame. Lembre-se também, que no dia do Enem, pode haver trânsito e tráfego lento na região onde fará a prova.

 

4. O que levar no dia do exame: Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas. Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira devem ser depositados na embalagem porta objetos, distribuída a todos os participantes. Ela deve ser guardada embaixo da carteira. Os participantes precisam resgatar a embalagem ao final da prova.

 

5. O que pode te eliminar automaticamente do Enem: Veja na lista abaixo o que você não deve fazer/levar no dia da prova:

  • Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
  • Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos;
  • Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame.

Vale lembrar ainda que os participantes só podem levar cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova. Os três últimos participantes presentes na sala de provas só são liberados juntos.

 

 6. Confira e preencha corretamente o caderno de questões e o gabarito: Os cadernos são apresentados em cinco cores diferentes: azul, amarelo, branco, rosa e cinza. Antes de iniciar a prova o candidato deve verificar se o caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no cartão de respostas.

O participante deve marcar nos cartões de resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões de resposta, a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. A frase não entra na prova, servindo apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato.

Atenção no preenchimento das respostas, pois as questões que tiverem mais de uma alternativa assinalada serão anuladas.

 

7. Regras da Redação: A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O candidato deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

Veja abaixo o que deve ser evitado para que você não tire nota zero na redação.

  • Fuga ao tema – Não atender a proposta solicitada ou dese
    nvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
  • Folha em branco – Entregar a Folha de Redação sem texto escrito;
  • Texto insuficiente – Escrever apenas (até) sete linhas;
  • Cópia dos textos motivadores – Desenvolver argumentos próprios;
  • Impropérios, desenhos;
  • Desrespeito aos direitos humanos.

 

Veja também:


Adquira gratuitamente o Manual Enem 2012: Um presente do InfoEnem

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.