Veja as Datas das Provas e das Inscrições do Enem 2019

Nesta semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) surpreendeu ao divulgar, antecipadamente, as das provas e das inscrições do Enem 2019 – Exame Nacional do Ensino Médio.

De acordo com o cronograma publicado pela assessoria de comunicação social do órgão em nota oficial, as inscrições no Enem 2019 estarão abertas entre 6 a 17 de maio enquanto as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos respectivos.

Além destes eventos, a autarquia pertencente ao Ministério da Educação (MEC) também informou quando estará aberto o prazo para Solicitação de Isenção e Justificativa de Ausência na edição anterior, que desde o Enem 2018 passaram a ser realizados em período próprio e antecipado em relação aos outros procedimentos do exame.

O Inep ainda mencionou que o Edital do Enem 2019, que regulariza e normatiza de fato todas as regras e datas referentes a edição deste ano do exame nacional, deverá ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) do mês de março.

Em matéria postada em seu portal o MEC esclareceu que a avaliação continuará sendo utilizada como porta de entrada para o ensino superior através dos distintos programas de acesso criados e aperfeiçoados pelo governo nos últimos anos:

As notas do Enem permitem ao estudante se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema informatizado do MEC que condensa as vagas de universidades públicas de todo o país. No caso de o aluno optar por universidades privadas, o Enem é necessário para acessar as modalidades de financiamento ofertadas pelo Governo Federal. Para concorrer a uma das bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni), por exemplo, é necessário que o candidato tenha obtido nota mínima de 450 pontos no Enem e não tenha zerado a redação. O ProUni oferece bolsas que variam de 50% a 100%.

Outra forma de apoio financeiro que também tem como pré-requisito a realização do Enem é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Neste caso, há uma modalidade com juros zero, para estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos, e outra com juros que variam de acordo com a instituição bancária. O Fies pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso.

Fonte: Portal MEC

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.