Veja Uma Questão de Ondas da Prova de Física do Enem 2021

A resolução de questões é uma ótima forma para se preparar para o Enem. Isso porque o Exame Nacional do Ensino Médio possui uma prova característica, e entender o mecanismo dos exercícios é indispensável para alcançar um bom resultado. Sendo assim, será apresentada a seguir a resolução de uma questão da prova de física do Enem 2021, que trata sobre as ondas e suas propriedades.

Questão do Enem

“As notas musicais, assim como a grande maioria dos sons encontrados na natureza, são complexas e formadas pela superposição de várias ondas senoidais. A figura apresenta três componentes harmônicas e a composição resultante, construídas na mesma escala, para um instrumento sonoro. Essa composição carrega uma “assinatura sônica” ou timbre do corpo que a produz.

RODRIGUES, F. V. Fisiologia da música: uma abordagem comparativa (Revisão). Revista da Biologia, v. 2, jun. 2008. Disponível em: www.ib.usp.br. Acesso em: 22 jun. 2012 (adaptado).

Essas componentes harmônicas apresentam iguais”

a) amplitude e velocidade.

b) amplitude e frequência.

c) frequência e velocidade.

d) amplitude e comprimento de onda.

e) frequência e comprimento de onda.

Resolução

Para solucionarmos este exercício, será necessário avaliar cada uma das 4 variáveis presentes no exercício, que são: Amplitude, frequência, comprimento de onda e velocidade.

  • Amplitude: A amplitude representa os valores máximos e mínimos que as ondas podem atingir. Observando as linhas horizontais das harmônica, percebemos então que estas possuem a mesma amplitude, ou seja:
  • Frequência: A frequência irá representar o número de oscilações da onda em um intervalo de tempo. Sendo assim, como a figura do exercício está em escala, temos que:
  • Comprimento de onda: Já o comprimento de onda pode ser calculado como a distância entre duas cristas ou vales de uma onda. Desta maneira:
  • Velocidade: Por fim, a velocidade será igual para que as ondas possam ser combinadas, ou seja:

Sendo assim, as componentes harmônicas apresentadas possuem as mesmas amplitudes e velocidades.

Comentário: Um exercício muito interessante para esta área do conhecimento. Normalmente repleto de cálculos, este problema fez com que os alunos colocassem em prática todo o conhecimento teórico aprendido sobre ondas!

Desta maneira, foram apresentados ao longo desta publicação uma questão da prova de física do Enem 2021 e a sua resolução. Como foi destacado no início deste texto, a resolução de questões é de fundamental importância para os candidatos que desejam se preparar da melhor forma possível para o Enem 2022, uma vez que a prova segue um modelo característico de questões. Assim, utilizando este tipo de treinamento você tende a aperfeiçoar o seu desempenho no Enem, alcançando os melhores resultados em busca da tão sonhada vaga em uma instituição de ensino superior!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/