Versão Digital do Enem Não Será Aplicada em 2015

Após participar de reunião para transmissão do cargo para o novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, nesta segunda-feira (06), o secretário executivo do Ministério, Luiz Cláudio Costa, confirmou que o planejamento para tornar a aplicação do Enem digital continuará como uma das metas da pasta, porém isso não deve ocorrer neste ano de 2015.

O ex-ministro Cid Gomes, recentemente exonerado, havia retomado com determinação o antigo plano de organizar uma edição virtual do Exame Nacional do Ensino Médio. Gomes chegou inclusive a organizar uma chamada pública no mês de março, para coletar críticas e sugestões da população para melhoria e aperfeiçoamento do Enem.

Costa explicou que, para uma fase de testes inicial, o Enem digital poderá ser aplicado somente para candidatos treineiros, que são aqueles que não irão concluir o ensino médio no ano corrente e prestam o exame somente para ganhar experiência:

A ideia é fazer o Enem digital para os estudantes que fazem a prova para treinar, sem o objetivo de buscar uma vaga em alguma universidade pelo Enem.

Desta forma, a nova plataforma poderia ser avaliada sem causar prejuízo para nenhum candidato que busca vagas no ensino superior, certificado do ensino médio etc.

Ainda de acordo com o secretário, todas as contribuições recebidas pela consulta pública serão analisadas e levadas em consideração nas próximas medidas do Ministério da Educação (MEC) em relação ao Enem online, especialmente aquelas que dizem respeito ao aumento da quantidade de questões do banco de itens, que será a base para o novo modelo.

O Enem 2015 deve ocorrer no segundo semestre, em data que será definida na publicação do Edital.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.