Na manhã do último sábado (17), a reitora Ângela Maria Paiva Cruz anunciou que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deverá adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para 50% das vagas do Vestibular 2013, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que ocorrerá no final deste ano. A proposta foi discutida durante o Seminário de Avaliação do vestibular e ainda precisa ser aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
A reitora explicou que a proposta é que o percentual aumente para 50% neste ano e no Vestibular 2014 todas as vagas sejam preenchidas através do Enem/Sisu. Também lembrou que a UFRN já vem usando o Enem gradativamente há algum tempo, mas de maneira mais discreta.
“A UFRN é a única instituição do Nordeste que ainda adota o vestibular tradicional como critério de ingresso. Não podemos continuar sendo uma ilha na região. A ideia é que este ano a gente aumente o percentual de utilização da nota do Enem para que, em 2014, a nota seja adotada integralmente”, afirmou Ângela Maria.
O diretor do Colégio Ciências Aplicadas, professor Alexandre Pinto, acredita que a adoção do Enem vai provocar mudanças na forma como os alunos se preparam para a UFRN. Ele elogiou a mudança, ressaltando que seria melhor usar a nota integralmente para preenchimento de 100% das vagas já no Vestibular 2013.
“A proposta do Enem é muito boa, mas seria melhor se fosse para todas as vagas já neste ano. Porque, com apenas 50% das vagas, nós vamos continuar sendo uma ilha no Nordeste, além de atrair gente dos outros estados que vão usar a UFRN como segunda opção”, observou o professor.
Magda Maria Pinheiro de Melo, presidenta da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve), explicou que as coordenações dos cursos terão autonomia para decidir o percentual de vagas que será preenchido pelo Enem/Sisu em 2013.
“O Enem é importante, porque democratiza o acesso ao ensino superior no País. A UFRN vem adotando a nota do exame para ingresso na instituição gradativamente. Agora, a proposta da Comperve é dar um salto”, concluiu.
Notícias relacionadas:
6 comments
Eu tenho uma dúvida. Se eu for usar o ENEM como método de entrada na UFRN, ainda assim poderei tentar pelo exame da própria universidade? Ou seja me inscrever nos dois meios de entrada na UFRN?
Desde já obrigada.
Olá Larissa, creio que você deve optar por tentar a vaga pelo Sisu que usa as notas do Enem ou pelo vestibular tradicional. Mas sugiro que confirme esta informação entrando em contato com a Comissão Permanente para o Vestibular, através do telefone (84) 3211 9203. Obrigado pela visita volte sempre!
acho que o enem pode ajudar sim, mas se eu tirar uma nota abaixo de 6 e alguém tirar uma nota elevada eu perco a chance de entrar na ufrn pelo enem; e ainda nao posso fazer o vestibular, e vou ter que tentar outra vez no outro ano . ai complica e desanima qualquer participante.
Sou de acordo com o professor Alexandre Pinto nada de 50%, mas sim 100% das vagas se não continuaremos ilhados não só em relação ao nordeste mas a nivel de Brasil.Vamos juntos apoiar um ato tão democrático que possibilita o ingresso de inumeros estudantes do Brasil ao ensino superior.
VALEUUUUUUUUUUUUUUU
Esse ENEM/SISU é a pior coisa que aconteceu na universidade publica brasileira! Primeiramente pela organização falha da prova que sempre apresenta problema! Segundo motivo: Alunos acabam entrando em um curso por não terem conseguido vaga em um curso mais concorrido (Medicina, Odontologia, Eng. Civil e outros) e aumentando a evasão escolar já que esses alunos estão visando a transferência de curso! Séria que essa metodologia é tão boa assim? Precisamos rever e debater com a sociedade melhorias para o sistema!