Vestibular da Fuvest 2022

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) é a responsável pelo maior vestibular do país: o da Universidade de São Paulo (USP), renomada e tradicional instituição de ensino superior e uma das três grandes universidades mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo – ao lado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A USP é uma das maiores e mais importantes universidades do Brasil e da América Latina.

Figura reproduzida do site: https://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2021/06/06/em-mudanca-historica-a-maioria-dos-ingressantes-na-usp-e-de-escola-publica.htm

Constituída por 42 unidades de ensino e pesquisa, distribuídas em dez campi: São Paulo (contendo 3 unidades), Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos, a USP conta com 340 cursos de graduação e com um amplo contingente de estudantes, servidores e pesquisadores. Seu crescimento e desenvolvimento ao longo dos anos é expressivo, tal como demonstra a imagem abaixo:

Figura reproduzida do site: http://www.saocarlos.usp.br/em-30-anos-usp-duplica-o-numero-de-alunos-na-graduacao/

O vestibular da Universidade de São Paulo, a Fuvest, está entre os mais concorridos do Brasil e atrai estudantes de todas as regiões e Estados. Seu reconhecimento não é mero tradicionalismo, mas corresponde a toda sua estrutura, seu potencial de desenvolvimento científico e seu ensino de qualidade.

Mas quem pode se inscrever para o vestibular?

As inscrições para o vestibular da Fuvest abrem uma vez ao ano e devem ser realizadas pela internet. Para concorrer as vagas na Universidade de São Paulo é necessário:

– Ter concluído o Ensino Médio;

– Estar no último ano do Ensino Médio (ou seja, concluí-lo até o dia da matrícula na universidade);

– Já possuir o diploma de curso superior.

Podem se inscrever como treineiros estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio, sendo essa inscrição apenas para testar os conhecimentos e se familiarizar com a prova, não podendo, contudo, utilizar a nota para ingressar na universidade.

Quais são as modalidades de ingresso?

Ao se inscrever no vestibular da Fuvest o candidato poderá optar por uma das três modalidades de ingresso – além da possibilidade de ingresso através do Sistema de Seleção Unificada (SISU):

Ampla concorrência: São as vagas destinadas a todos os candidatos, não há pré-requisitos ou reservas;

Escola Pública: são vagas destinadas apenas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas nacionais;

Pretos, pardos e indígenas: correspondem as vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas independente da renda.

Inscrição do vestibular 2022

A partir de 16 de agosto até 1 de outubro de 2021, os alunos deverão entrar no site da Fuvest para realizar a inscrição. Deverão preencher um formulário, inserir uma foto (para o reconhecimento nos dias de prova), escolher a modalidade de ingresso, o curso, a cidade que fará a prova e outras informações solicitadas pelo sistema. Após esse processo um boleto será gerado e, apenas depois de pago, a inscrição será confirmada.

A prova

A primeira fase acontecerá no dia 12 de dezembro de 2021. É composta por 90 questões de múltipla escolha das diferentes disciplinas previstas para o ensino médio: biologia, física, química, geografia, história, inglês, português, matemática, filosofia, sociologia e algumas interdisciplinares.

A segunda fase é dividida em dois dias, sendo o primeiro deles em 16 de janeiro de 2022, com uma prova de língua portuguesa e uma redação – um texto dissertativo-argumentativo que, diferentemente do ENEM, não necessita de uma proposta de intervenção, apenas de uma boa análise e uma boa articulação de ideias. O segundo dia ocorrerá no dia 17 de janeiro de 2022 e as 12 questões da prova irão variar de acordo com o curso escolhido.

Ademais, os candidatos aos cursos de Música, Artes Visuais ou Artes Cênicas, caso aprovados na primeira fase do vestibular, realizarão uma prova de habilidades específicas, devendo, portanto, atentar-se ao calendário diferenciado que esses cursos possuem.

Os candidatos devem ficar atentos aos locais e salas em que realizarão as provas, pois eles podem ser alterados de acordo com as fases.

Obras obrigatórias

Diferentemente da prova do ENEM e da UNESP, o vestibular da Fuvest, para ingressar na USP, e da Comvest, para ingressar na UNICAMP, possuem, além do conteúdo disciplinar comum, leituras obrigatórias. Abaixo está a lista da Fuvest:

– Poemas Escolhidos (Gregório de Matos);
– Quincas Borba  (Machado de Assis);
– Alguma Poesia  (Carlos Drummond de Andrade);
– Angústia (Graciliano Ramos);
– Mensagem (Fernando Pessoa);
– Terra Sonâmbula (Mia Couto);
– Campo Geral (Guimarães Rosa);
– Romanceiro da Inconfidência  (Cecília Meireles);
– Nove Noites (Bernardo Carvalho).

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Brenda Buzzo
Brenda Buzzo

Estudante de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui formação técnica na área de alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque. Tem experiência em pesquisa na área de sociologia da alimentação e possui interesse nas áreas de pensamento social, estudos de gênero e sociologia política.