A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está com prazo de inscrições para seu Vestibular 2013 aberto. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) informou que o processo deve ser realizado unicamente pela internet, na página http://www.comvest.unicamp.br/vest2013/inscricao.html. Os interessados podem se inscrever até o dia 14 deste mês de setembro e a taxa é de R$135.

Neste processo seletivo serão oferecidas 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto). As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 11 de novembro de 2012, enquanto a segunda fase ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013. A Comvest também disponibiliza o Manual do Candidato e Revista do Vestibulando (Kit Vestibulando) gratuitamente, para consulta ou impressão.

O Vestibular Unicamp 2013 manterá praticamente o mesmo modelo de provas do ano passado. A primeira fase conta com 48 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, além da Redação. Já na segunda fase, realizada em três dias consecutivos, todas as provas são de natureza discursiva, divididas da seguinte maneira: 1º dia – prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e prova de Matemática; 2º dia – Prova de Ciências Humanas e Artes e prova de Língua Inglesa; 3º dia – prova de Ciências da Natureza.

Conforma explica a própria Comvest, a única mudança que ocorre no processe seletivo deste ano será na prova de Redação. Ao invés de os candidatos redigirem três textos, como ocorreu na prova do ano passado, neste ano os concorrentes serão solicitados a produzir apenas dois textos de gêneros diversos e de execução obrigatória.

A Unicamp utilizará o Enem? Como?

A utilização do desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tanto de 2011 quanto de 2012 na composição da nota final do Vestibular da Unicamp fica condicionada as datas em que o Ministério da Educação (MEC) liberará os resultados do exame. Porém o candidato que pretende aproveitar as notas do Enem deve informa-lo no ato da inscrição.

A Comvest esclarece que o exame pode ser utilizado no processo de seleção da Unicamp das seguintes maneiras:

  • Só serão utilizadas as notas do Enem para fins de classificação para a segunda fase do vestibular caso o MEC disponibilize o cadastro e as notas relativas ao Enem 2012 até o dia 30 de novembro de 2012. Caso contrário, as notas do Enem, de 2011 ou de 2012, não serão consideradas para nenhum candidato nessa fase do vestibular;
  • Só serão utilizadas as notas do Enem para compor a nota da primeira fase no cálculo da nota final do vestibular caso o MEC disponibilize o cadastro e as notas relativas ao Enem 2012 até o dia 15 de janeiro de 2013. Caso contrário, as notas do Enem, de 2011 ou de 2012, não serão consideradas para nenhum candidato do vestibular.

 

Adquira gratuitamente o Manual Enem 2012: Um presente do InfoEnem

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.