A menos de 100 dias para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, parcece um tanto óbvio que a prova já tenha sido finalizada. Entretanto, será que você leva essa informação em consideração nos seus estudos?
Muitos candidatos procuram ansiosamente por notícias e acontecimentos recentes na ilusão que podem ¨acertar em cheio¨ o tema da redação ou de algumas das questões objetivas do exame.
Não estamos afirmando que acompanhar o noticiário e os principais assuntos tratados pela mídia seja ruim, pelo contrário, é fundamental manter-se atualizado, porém você, candidato, deve ter consciência que tais assuntos não aparecerão de forma direta no exame.
Para ilustrar, vamos utilizar como exemplo um fato importantíssimo que ocorreu nesta semana: o acidente do jato que culminou na morte do ex-governador de Pernambuco e candidato a presidência da república Eduardo Campos, do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Tal acontecimento NÃO tem possibilidade alguma de cair no Enem 2014. Entretanto, se você procurar se informar melhor sobre o assunto e como esse fato pode afetar a campanha eleitoral daqui para frente, isso poderá lhe ajudar muito no contexto da eleições, assunto que pode aparecer em questões ou até mesmo na redação.
Aliás, porque não aproveita a deixa e busca entender mais a fundo o assunto?
A principal dica do artigo de hoje é para não se preocupar em antecipar possíveis temas da redação ou de questões objetivas do Enem 2014. Procure se atualizar diariamente e ficar por dentro dos fatos mais relevantes e pratique o quanto puder, escrevendo no mínimo uma redação por semana.
Caso esteja enfrentando dificuldades para estruturar, desenvolver e argumentar seus textos, recomendamos que conheça nossa Apostila de Redação para o Enem 2014, um material especializado que irá lhe ajudar muito.
Bons estudos e até a próxima!