O ingresso no ensino superior tornou-se, nos últimos anos, de suma importância para todos os cidadãos que objetivam conquistar um laço empregatício que lhes garantam um rendimento mínimo para o seu próprio sustendo e de seus familiares. No entanto, poucos brasileiros conseguem ingressar nessa modalidade de ensino, devido, principalmente, a falta de recursos financeiros e a insegurança sobre sua própria trajetória educacional. Em outras palavras, as camadas populares não encontram alternativas para aprimorar a sua formação, almejando um desenvolvimento profissional sofisticado.

Para tentar atenuar esse quadro, um grupo de professores da região de São Roque/SP criou o projeto sócio educacional “Cursinho Educação Popular”, o CEP, e em 2020 se tornou uma marca única de InfoEnem, objetivando possibilitar o ingresso dos participantes em Universidades pública e privada de qualidade e, consequentemente, melhorar a condição socioeconômica, cultural e política dos cidadãos brasileiros.

O Início

Constatando tal carência educacional na região de São Roque, professores e gestores da Escola Técnica Estadual de São Roque criaram o Projeto Sócio Educacional “Cursinho Etec Popular de São Roque”, o CEP-SR, e o apresentaram para o Prefeito local. O projeto foi muitíssimo bem aceito e, assim, uma parceria entre a Prefeitura do município e a Etec de São Roque iniciou-se.

Sendo assim, com muito empenho dos envolvidos no projeto deu-se início na tarde de quarta-feira, de 25 de agosto de 2010, nas dependências da Etec São Roque, às aulas do Cursinho da Etec.

Sobre o Projeto

O Cursinho InfoEnem é um projeto de parceria com as prefeituras e destina-se principalmente aos estudantes egressos de escolas públicas e tem como objetivo central possibilitar o ingresso dos seus vestibulandos, que sejam concluintes e/ou em fase de conclusão do Ensino Médio, em Universidades públicas e privadas de qualidade. “A proposta da escola foi priorizar totalmente os candidatos de escolas públicas, porque consideramos que isso é a forma mais justa para darmos oportunidades às pessoas que não têm condições de pagar um cursinho e pretendem ingressar numa faculdade ou universidade pública”, explica o professor Rogério de Souza, idealizador do projeto.

 História

Ao longo dos anos o CEP-SR se consolidou e a experiência de pré-vestibular popular foi implantado na cidade de Mairinque (CEP-Mk). A parceira entre a Escola Técnica Estadual de São Roque e a prefeitura local encerrou-se no ano de 2015 e parte dos realizadores do projeto continuaram desenvolvendo essa experiência educacional com o nome fantasia Cursinho InfoEnem.

No Ano de 2019 a empresa em parceria com a Prefeitura do Município de Itapevi, realizou a Maratona do ENEM 2019 com 500 alunos, obtendo aprovações importantes.

Portanto, somos a união de profissionais que decidiram se juntar para melhorar a educação e auxiliar jovens e adultos a conquistar a tão sonhada vaga na universidade.

Realizando sonhos

Durante todo esse período do projeto foram atendidos em torno de 2.000 (dois mil e duzentos), e mais de 700 vestibulandos ingressaram nas melhores Faculdades e Universidades do país, como USP, Unicamp, Unesp, Federais, etc.

Cursinho Infoenem ano 2020