Direitos humanos para humanos direitos? Se você já sabe que tal pergunta jamais embasaria uma proposta de redação do ENEM, por pautar-se por uma falácia, isto é, um erro de raciocínio, veja só reais possibilidades de temas pautados na prerrogativa dos direitos humanos, que são incondicionais.
Uma dica: ao estudar novos temas, tanto para o ENEM quanto para os vestibulares, varie os eixos temáticos, assim você aumenta a probabilidade de “acertar” as escolhas das bancas que elaboram as provas. Nessa lista, todos têm como ponto de partida a possibilidade de problematização, algo fundamental no ENEM, que espera propostas de intervenção na realidade, sempre respeitando os direitos humanos.
- Desafios da educação inclusiva (eixo da educação)
- Poluição sonora (eixo do meio ambiente)
- Naturalização da violência (eixo da violência)
- Perigos do vício no trabalho (eixo do trabalho)
- Inclusão digital como meta (eixo da tecnologia)
- Desenvolvimento sustentável (eixo do meio ambiente)
- Problemas do jeitinho brasileiro (eixo da ética)
- Transporte público urbano (eixo da mobilidade)
- Necessidade de uma economia colaborativa (eixo da economia)
- Discurso de ódio nas redes sociais (eixo da internet)
Caso prefira, produzimos um pequeno vídeo sobre as propostas de redação indicadas pela professora Geneviève Faé * como possíveis temas para esta edição do Exame Nacional do Ensino Médio.
Aprenda a escrever um texto nota 1.000 com o Curso de Redação do infoEnem: Clique aqui e veja como!
* Colaboradora do infoEnem, Geneviève Faé é graduada em Letras e Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). Além disso, atua como professora do pré-vestibular Apoio, no município de Caxias do Sul (RS). Aproveitamos a oportunidade para agradecê-la, mais uma vez, por esse belíssimo artigo que escreveu para nosso portal! Gostaríamos também de divulgar o canal que a professora mantém no Youtube, onde posta vídeos de dicas sobre redação e leituras para estudantes de todo o país. Vale a pena conferir e se inscrever para não perder nenhuma dica da professora.