2º dia do Vestibular 2012 da UPE

Desde domingo (04/12) até amanhã (06/12),a Universidade de Pernambuco (UPE) está realizando as provas do seu vestibular 2012. Ao todo, 39.345 candidatos disputam 2.864 vagas nos 44 cursos de graduação, distribuídos nas Regiões Metropolitanas do Recife, Mata Norte, Agreste e Sertão.

Para cada curso oferecido pela instituição em 2012,  20% do total de vagas será reservado para preenchimento por candidatos aprovados que tiverem cursado integral e regularmente, em escola pública, os anos finais do Ensino Fundamental (da 5ª a  8ª série ou do 6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

No primeiro dia, os candidatos fizeram a redação mais 32 questões distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), sendo 16 para cada uma. Hoje, responderam a 54 questões de Matemática, Biologia, Geografia (16 cada) e Filosofia (06). Na terça-feira, terceiro e último dia de provas, são mais 54 questões, sendo 16 para cada um das disciplinas de História, Química, Física e mais 6 de Sociologia.

A abstenção ontem ficou em 18,26%, o que significa 7.183 faltosos. O índice, apesar de ainda ser elevado, foi menor que o observado no ano passado: 20,44%. Parece que a nova logística do concurso, com locais de provas descentralizados e mais próximos dos endereços dos candidatos, deu certo.

A edição deste ano do vestibular da UPE não adotará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para compor a nota dos concorrentes, entretanto o reitor Carlos Calado informou no mês passado que a universidade adotará o Enem a partir de 2013.

“A UPE sempre acreditou e ainda acredita que o Enem tem um bom conceito, porque ele ajuda a fortalecer a qualidade da educação do Ensino Médio. A gente tem certeza de que esses são problemas operacionais [referindo-se à antecipação de questões por alunos do Ceará e à posterior anulação desses itens]. E nós queremos contribuir com o MEC, levando a tese de que o Enem pode dar certo se for feito de forma descentralizada”, afirmou o reitor.

A mudança será válida apenas para o vestibular tradicional, que irá oferecer 60% do total de vagas e passará a ter duas fases, sendo a 1ª correspondente ao Enem e a 2ª ao vestibular da própria universidade, incluindo a redação.  Já a prova seriada, que não sofrerá alterações, disponibilizará 40% das vagas.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.