3 dicas para a reta final de preparação para o Enem 2013

Sempre trazemos, para nossos leitores, diversos artigos contendo dicas e recomendações sobre formas de estudos eficientes para se preparar para o Enem.

E cada época do ano tem suas prioridades. No início, se organizar e traçar suas metas são atitudes fundamentais para começar sua preparação com o pé direito. Ao longo do ano, muita disciplina e força de vontade para não perder o foco e conseguir cumprir tudo o que tinha planejado.

Mas e agora, que estamos praticamente a dois meses das provas, quais devem ser suas estratégias na reta final da preparação?

Os estudos, claro, continuam. Mas você deve começar a ficar atento em 3 pontos muito importantes nesse momento:

1 – Mantenha o equilíbrio emocional.
É evidente que cada dia que passa a tensão vai aumentando. Dessa forma, certifique-se de estar em paz consigo mesmo para continuar estudando com qualidade. O estresse e a ansiedade são, certamente, dois dos maiores vilões dos vestibulandos quando as provas estão chegando. Caso perceba que o nervosismo está prejudicando seus estudos e sua qualidade de vida, diminua a intensidade. Outra recomendação que ajuda muito a combater o estresse, e que já comentamos em outro artigo, é a prática rotineira de atividade física.

2 – Faça o maior número de simulados possíveis.
Por que um carpinteiro consegue colocar um prego numa madeira de forma perfeita e com apenas três marteladas? Simples! Porque ele treinou isso durante vários anos! Ou você acha que ele teria essa mesma habilidade se ficasse apenas olhando outros fazerem o serviço? Essa analogia serve para mostrar que assistir aulas e ler bastante não é suficiente para deixar você preparado. Praticar é imprescindível! E a melhor forma de treinar, indiscutivelmente, são os simulados. Afinal, eles recriam praticamente todas as dificuldades que aparecerão na hora “H”.

3 – Comece a conhecer melhor e mais a fundo o exame que irá prestar.
Cada prova tem suas peculiaridades. E para conhecê-las, é necessário ir atrás de questões que apareceram em suas edições anteriores. Essa dica, embora óbvia, é desprezada por grande parte dos estudantes. Se você for prestar Fuvest, precisa resolver questões que caíram na Fuvest! Se você for prestar Unicamp, precisa resolver questões que caíram na Unicamp! E, como não poderia ser diferente, se você for prestar Enem, precisa resolver questões que caíram no Enem! Clique aqui para conhecer as apostilas que contém mais de 730 questões resolvidas e que aparecem em edições passadas do Enem.

Seguindo essas dicas, além de dar continuidade nos estudos, irá se manter tranqüilo e começará a se familiarizar com o estilo de prova do Enem, tornando-se certamente um candidato muito mais forte.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.