No mês de junho o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou a troca do consórcio aplicador do Enem, que antes era responsabilidade do Cebraspe – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos Vinculado a UnB – e agora passa a ser feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Cesgranrio e Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).
Com a novidade, muitos candidatos ficaram em dúvida e entraram em contato com nosso Portal questionando se haveria mudanças no estilo das questões ou até mesmo na prova de redação. Em resposta, a assessoria de comunicação social do instituto afirmou que a elaboração da prova é sua função, confirmando que não haverá mudanças no Enem 2017 apesar da nova contratação para aplicação:
A elaboração do Enem é de responsabilidade do Estado brasileiro, por intermédio do Inep.
Ainda segundo o instituto, o modelo da avaliação continua o mesmo (veja aqui), sendo que FGV e Cesgranrio farão a aplicação e correção das provas objetivas, enquanto a correção das redações ficará a cargo da Vunesp.
Veja as Etapas do Processo de Elaboração, Aplicação e Correção do Enem
De acordo com esclarecimentos do Inep, o processo de elaboração, aplicação e correção das provas do exame nacional passa basicamente por quatro fases distintas, conforme descrito a seguir.
- Elaboração: nesta etapa inicial membros do instituto e da Diretoria de Avaliação da Educação Básica, juntamente com professores universitários pré-selecionados, fazem a montagem da prova utilizando questões do banco de dados do instituto;
- Diagramação e impressão: fase em que ocorre a configuração (diagramação) na disposição final dos cadernos de provas, além da impressão de todos eles. Tudo ocorre em ambiente com segurança reforçada e sob responsabilidade do Inep e de empresa vencedora de licitação;
- Aplicação e correção: é neste momento que as empresas do consórcio aplicador entram em cena, cada uma com sua função específica conforme explicado nesta matéria;
- Distribuição: na fase final o Correio distribui os materiais das provas e retorna os cartões-resposta para as mantenedoras.
As provas do Enem 2017 serão realizadas em 5 e 12 de novembro.
Fonte: G1