Apostilas Enem 2014 – Dica de Elétrica

A Elétrica certamente é um dos conteúdos que mais toma pontos dos candidatos na prova de Ciências da Natureza do Enem. De forma simplória, podemos dizer que a eletrodinâmica é a frente da Física que estuda os circuitos elétricos.

Justamente pelo fato de estar tão presente em nosso cotidiano, prato cheio para abordagens de questões do Enem, o assunto recorre com boa frequência em todas as edições do exame. E neste ano não deve ser diferente.

Para lhe deixar mais por dentro deste assunto, trazemos hoje uma questão sobre Elétrica que caiu no Enem de 2011 e que está presente em nossas Apostilas para o Enem 2014. Na sequência você já fica com a resolução, explicações e dicas do professor Fernando Buglia (UNICAMP) para se dar bem neste tipo de exercício.

Enem 2011 – Caderno Amarelo – Questão 74

Um curioso estudante, empolgado com a aula de circuito elétrico que assistiu na escola, resolve desmontar sua lanterna. Utilizando-se da lâmpada e da pilha, retiradas do equipamento, e de um fio com as extremidades descascadas, faz as seguintes ligações com a intenção de acender a lâmpada:

Tendo por base os esquemas mostrados, em quais casos a lâmpada acendeu?

A) (1), (3), (6)
B) (3), (4), (5)
C) (1), (3), (5)
D) (1), (3), (7)
E) (1), (2), (5)
 
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS

Alternativa D

Neste exercício, recomendamos a solução por eliminação, analisando os absurdos encontrados para cada ligação feita pelo estudante. Bastava lembrar que é necessário submeter os terminais da lâmpada a uma tensão ou d.d.p. (diferença de potencial), a fim de fluir corrente no circuito. Em outras palavras, é necessário conectar esses terminais aos polos positivo (+) e negativo (–) da pilha.

Logo, fica evidente que isso não ocorre nas situações 4, 5 e 6, pois não se submete os terminais da lâmpada a tensão da pilha. Eliminamos, portanto, as alternativas que contém as situações 4, 5 e 6. São elas A, B, C e E. Restando apenas a verdadeira D. Vale destacar que as situações 1, 2, 3 e 7 as lâmpadas se acenderão.

Interessante notar que além, evidentemente, do conhecimento de elétrica, a prática e a vivência do candidato com materiais elétricos poderia facilitar e muito a resolução do exercício. Por isso vamos ver em detalhe os terminais tanto de uma lâmpada como de uma bateria:

Comentário: Uma observação que se faz necessária é que não existe diferença entre os terminais 1 e 2 quanto à polaridade. Vemos que nas situações 1 e 3 o polo positivo da pilha está ligado ao terminal 2 e o polo negativo ao terminal 1. Enquanto que nas situações 2 e 7 o polo positivo da pilha está conectado no terminal 1 e o polo negativo ao terminal 2.

Conteúdo envolvido: Eletrodinâmica.

 
Com base na solução e nos comentários do prof. Fernando, fica claro que as questões de Física do Enem não exigem apenas cálculos, mas também conceitos e conhecimento prévio. Por isso você não pode deixar este assunto de lado na hora dos estudos.

Fácil entender elétrica desta maneira não acha? Quer obter as últimas 5 provas do Enem resolvidas e explicadas com a mesma clareza e didática do exemplo acima?

Então clique aqui e conheça nossas Apostilas agora mesmo!

Essas foram as dicas de hoje. Fique atento pois em breve publicaremos mais artigos abordando os principais assuntos cobrados no Enem. Bons estudos e até a próxima!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.