Mesmo entre polêmicas, como vazamentos e mudanças, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua ganhando importância. E, ao contrário do que muita gente pensa e do que o próprio nome sugere, essa importância vem aumentando além das fronteiras brasileiras.
Um bom exemplo disso é a possibilidade de conseguir uma vaga numa universidade portuguesa utilizando o desempenho no Enem. É isso mesmo! Existem muitas instituições de ensino superior dos nossos colonizadores que aceitam como vestibular as notas do Enem.
Vale ressaltar que essa possibilidade só é possível devido ao convênio firmado entre o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia responsável pela elaboração e realização do Enem, e diversas universidades portuguesas.
Entretanto, como deve suspeitar, caso tenha se interessado, temos exigências de desempenho para, de fato, concorrer à uma das vagas:
- Ter uma nota mínima de 500 a 600 pontos no Enem (Essa pontuação varia de acordo com a instituição escolhida).
É importante destacar que os interessados podem se inscrever em qualquer curso de graduação, exceto medicina – que só admite alunos selecionados em provas específicas.
Outro detalhe importante é que, apesar de serem instituições públicas, há cobrança de taxa dos graduandos como forma coparticipação nos custos do ensino. O valor anual é de 7 mil euros (aproximadamente R$ 24 mil), além das taxas de seleção e matrícula. Entretanto, existem diversas possibilidades de conseguir bolsas e até descontos.
E ai? Interessou-se? Então confira uma lista de 15 universidades portuguesas que aceitam o Enem como forma de seleção de estudantes brasileiros:
- Universidade de Algarve
- Universidade de Coimbra
- Instituto Politécnico de Leiria
- Instituto Politécnico de Portalegre
- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
- Instituto Politécnico do Porto
- Instituto Politécnico de Santarém
- Instituto Politécnico de Coimbra
- Universidade de Aveiro
- Instituto Politécnico de Beja
- Instituto Politécnico de Guarda
- Universidade de Lisboa
- Universidade do Porto
- Universidade da Madeira
- Instituto Politécnico de Viseu
3 comments
Faltou a Universidade da Beira Interior. Eles têm até uma página específica para estudante brasileiros.