Segundo noticiado na Agência Brasil, o Ministro da Educação Aloizio Mercadante informou que o governo prepara uma bolsa a ser paga aos estudantes que ingressarem nas universidades federais pelo sistema de cotas sociais. Entretanto tal bolsa será paga somente aos que se encaixarem no grupo dos que possuem renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

A declaração foi dada pelo ministro nesta quinta-feira (29), após participar de cerimônia de ampliação do Brasil Carinhoso, no Palácio do Planalto. Mercadante explicou como será concedida a bolsa. “O governo federal vai dar um cartão de crédito. Eles [estudantes] vão ter uma renda direta, como é o Bolsa Família e vamos ter um sistema de tutoria. Vamos ter um professor, aluno de pós-graduação acompanhando, estimulando cada um dos estudantes que estão entrando pelo regime de cotas”

Ainda segundo o ministro, é necessário reforçar a política de assistência estudantil para que as cotas tenham êxito e atendam o desafio de receber e manter nas instituições esses novos estudantes. Afinal, de nada adianta reservar as vagas para esses alunos sem criar mecanismos e condições mínimas para que eles possam cursar suas universidades.

Vale lembrar que antes da concessão destas bolsas para os cotistas haverá a seleção dos mesmos, através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), em janeiro. Assim que o MEC divulgar mais informações a respeito destas bolsas, informaremos aqui.

 

Veja também:

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.