No mês de junho o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou oficialmente as datas do Encceja 2018 PPL – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa. De acordo com Edital publicado no Diário Oficial da União (DOU), as provas serão aplicadas nos dias 18 e 19 de setembro, pouco mais de um mês após o Encceja Nacional, que acontecerá em 5 de agosto.
Em nota publicada por sua assessoria de comunicação social, o instituto também confirmou que o período de inscrições do exame será aberto já na próxima segunda-feira, 16 de julho, encerrando-se no dia 27 seguinte.
A inscrição dos encarcerados ou jovens cumprindo medidas em privação de liberdade deverá ser feita por um representante legal indicado por autoridades da unidade prisional ou socioeducativa, no sistema online do Inep. Vale esclarecer que este representante, chamado responsável pedagógico, fará a inscrição de todos os participantes de uma referida instituição, além de ficar encarregado também de acompanhar etapas posteriores, como a divulgação do resultado e solicitação da certificação.
Antes no entanto, cada uma das unidades com intenção de inscrever concorrentes nesta edição de 2018 do Encceja PPL deverá assinar o documento que oficializa a participação, conforme esclarecido pelo próprio Inep:
As unidades prisionais e socioeducativas interessadas em aplicar o Encceja PPL no Brasil deverão ser indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa do país e firmar Termo de Adesão com o Inep entre 9 e 20 de julho de 2018.
As demais regras do Encceja PPL seguem o padrão da aplicação tradicional do exame, com idade mínima de 15 anos para candidatos que desejam a certificação do Ensino Fundamental e de 18 anos para quem pleiteia obter o Diploma do Ensino Médio.
Confira mais detalhes sobre o exame neste Edital e também em nossa página sobre o assunto.