podioEm todos os momentos da vida, e por motivos óbvios, seguir bons exemplos certamente trará os melhores resultados. Afinal, como dizia o poeta, “um grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos.”

É evidente que na preparação para o Enem, não poderia ser diferente. Analisar, imitar e escutar estudantes que arrebentam em provas e exames pelo Brasil e pelo mundo é uma das melhores maneiras de encurtar o caminho até seu objetivo, seja ele uma vaga na universidade pública, uma bolsa numa faculdade particular ou mesmo a certificação do Ensino Médio.

E na semana passada, o G1 publicou um excelente artigo que gostaríamos de dividir com nossos leitores.

O assunto era simples e direto: medalhistas de diversas olimpíadas internacionais do conhecimento (como Química, Matemática, Biologia, Astronomia e Astrofísica) falavam sobre suas estratégias de estudo e algumas orientações para quem irá enfrentar o Enem nos dias 26 e 27 de outubro.

Destacamos aqui alguns trechos ditos por esses verdadeiros campeões:

  • “Lógico que é preciso ter disciplina, mas cada um deve saber quantas horas consegue estudar por dia. Não adianta forçar quando não está aguentando mais e chegar naqueles momentos em que você pode ficar lendo a mesma página por uma hora e não absorver conteúdo algum”. – Fábio Kenji Arai, 17 anos, medalhista de bronze na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e de prata na Olimpíada Internacional de Física de 2012.
  • “Tem que fazer simulados no mínimo uma semana antes, para você não se desgastar para a prova.” – Liara Guinsberg, de 17 anos, ganhadora de 45 medalhas em cerca de 15 olimpíadas de física, química, biologia e matemática que disputou.
  • “O importante é realmente saber que [você] estudou aquilo, assim vai mais confiante para a prova. É preciso ter tranquilidade. Nervosismo é só da porta para fora” – Tayná Milfont Sá, de 17 anos, que (como treineira!) acertou 160 das 180 questões objetivas do Enem 2012.
  • “Faltando tão pouco tempo para a prova, o ideal é pesquisar provas dos anos anteriores para entender o estilo e treinar para resolver as questões do melhor jeito” – Luis Fernando Machado Poletti Valle, medalha de prata na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia de 2012 e bronze na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica de 2013. Aqui no infoEnem sempre ressaltamos a importância desta dica em especial, principalmente neste momento final de estudos, tanto que nossas apostilas preparatórias para o exame trazem todas as questões das últimas 4 edições do Enem, resolvidas e comentadas. Clique aqui para conhecê-las.

O sucesso desses estudantes certamente está relacionado com a grande capacidade de organização, concentração e disciplina dos mesmos. Tem alguma dúvida que vale a pena seguir as receitas dessas feras?

Ah! Só para constar, todos eles farão o Enem 2013.  Digamos que eles “têm boas chances”.

Para ver a matéria completa no site do G1, clique aqui.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.