Enem 2015 Terá Logística e Segurança Reforçadas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 terá sua logística e segurança aperfeiçoadas, segundo declarações e dados divulgados pelo Ministro da Educação Aloísio Mercadante, em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (16).

De acordo com ele, as provas que ocorrem no próximo final de semana serão aplicadas em 211.980 salas de 14.455 locais diferentes. As rotas de distribuição dos mais de 30 mil malotes de exames impressos para todas estas localidades foram planejadas pelos Correios e serão monitoradas pelas forças de segurança.

O ministro também explicou que, em caso de inviabilização de alguns locais de provas, como é passível de acontecer em regiões fortemente atingidas pela chuva como os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os candidatos serão avisados por e-mail, SMS e telefone, além de um meio de transporte ser disponibilizado nas escolas nos dias do Enem.

Com relação a questão de segurança contra fraudes e vazamentos, o rigor será ainda maior. Mercadante reforçou que um dos implementos diz respeito ao detector de metais, que além de ser utilizado para entrada na sala de provas, como ocorria antes, agora também será utilizado para acesso aos banheiros, para evitar o uso do celular.

Haverá também monitoramento das redes sociais na busca de identificar estudantes que postarem imagens das provas, além da mudança do horário de início do exame, que agora passa a ser padronizado para a às 13h30 (horário de Brasília), sendo obrigatório que todos estejam na sala às 13h, para presenciar a abertura dos malotes.

O Enem 2015 contará com 915.290 pessoas trabalhando na aplicação/logística, sendo que aproximadamente 9 mil são servidores federais certificados escalados para fazer o controle da segurança de todo o processo.

O esquema de operacionalização do exame será coordenado no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, na sede da Polícia Rodoviária Federal, o mesmo responsável pelos centros de controle e inteligência dos estados durante a Copa do Mundo de 2014.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.