No início desta semana o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – realizou mais uma reunião com instituições parceiras para acompanhar o andamento dos processos relacionados a logística do Enem 2016.
No evento, que contou com a participação de representantes do Inep, do Ministério da Educação (MEC), da gráfica que imprime as provas, dos Correios, do consórcio responsável pela aplicação e de uma empresa de gestão de riscos, o instituto apresentou alguns dados interessantes que nos dão uma ideia das dimensões do segundo maior exame de acesso ao ensino superior do mundo. Confira.
- No total, direta ou indiretamente, aproximadamente 600 mil pessoas atuam ou estão envolvidas na preparação, logística e aplicação do exame;
- Neste edição teremos 17 mil locais de prova distribuídos entre 1.727 municípios de aplicação;
- 77 mil malotes transportarão 16 milhões cadernos de provas em 6,1 mil rotas de distribuição;
- A aplicação do Enem contará diretamente com 1.772 coordenadores estaduais e municipais, 33.336 coordenadores de local de aplicação e assistentes, 476.040 chefes de salas e aplicadores e 20 mil aplicadores especializados;
- Para a edição do exame dedicada a pessoas privadas de liberdade (Enem PPL), haverá ainda mais 1.000 coordenadores de unidades prisionais e educativas que trabalharão na realização das provas.
Participante da reunião, a diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice de Oliveira Ferreira Santos, explicou que o principal motivo destas reuniões é a segurança em toda essa logística para garantir a igualdade de oportunidades a todos os inscritos, uma vez que o Enem é frequentemente alvo de tentativas de fraudes e polêmicas:
Em termos de complexidade, a logística de aplicação é nosso maior desafio, já que instituímos novos procedimentos nesta edição, como a identificação digital e a vistoria com detector de metais em todos os banheiros.
Mais três encontros como este estão previstos no calendário do Inep e MEC, em 30 de setembro e em 14 e 28 de outubro.
As provas desta edição estão marcadas para o primeiro final de semana de novembro, nos dias 5 e 6. O número total de inscrições confirmadas é de 8.627.194.
Fonte: Portal Inep