Entenda as particularidades do Lançamento Horizontal

Estudamos anteriormente as definições dos movimentos retilíneo uniforme (MRU) e retilíneo uniformemente variado (MRUV). Também foram apresentadas nestas postagens as equações que regem esses movimentos, utilizando definições e deduções. Hoje vamos abordar mais um tópico relacionado a esses movimentos, apresentando as particularidades do lançamento horizontal.

Como o próprio nome sugere, o lançamento horizontal descreve a trajetória de um objeto que foi lançado horizontalmente, podendo ser um objeto que cai a partir de uma mesa com uma velocidade constante ou que seja lançado através de um avião por exemplo.

Ao observar este movimento podemos perceber que trataremos de dois movimentos diferentes, uma vez que possuímos deslocamentos tanto na horizontal como na vertical, e como dito anteriormente utilizaremos as equações que foram obtidas para o MRU e MRUV. Começaremos então pelo movimento da vertical.

De acordo com as condições do lançamento do objeto, o mesmo sempre estará paralelo a horizontal, desta forma para o eixo vertical, o objeto começará com velocidade nula e irá aumentar gradativamente, em função da ação da gravidade. Então podemos perceber que no eixo vertical o movimento se comporta como uma queda livre, e sua equação característica será:

 

s= g×t 2/2 

Já para o eixo horizontal, para facilitar o entendimento, é observado o movimento realizado através da sombra do objeto lançado. Realizando esta observação percebemos que o mesmo se comporta como um movimento retilíneo uniforme. Desta forma, o seu movimento será denotado pela equação:

S = S0 + v0t

Onde S0 e v0 são as condições do lançamento do objeto. De acordo com alguma necessidade específica, as outras equações apresentadas para os respectivos movimentos poderão ser utilizadas, mas as principais serão as de movimento nos dois eixos!

Em breve será apresentado mais uma variação destes movimentos que será o lançamento obliquo, utilizando as mesmas equações e demonstrando as variações possíveis para o fenômeno. Até breve!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.