História no Enem – Colonização do Brasil

O conteúdo de história é exigido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias. Geralmente, essa disciplina é pedagogicamente dividida em História Geral e História do Brasil. Como o Enem costuma cobrar mais conteúdos nacionais, daremos foco à História do Brasil, estudando o primeiro principal fato histórico acontecido em nosso país: a colonização feita pelos portugueses.

Primeiramente, devemos saber a melhor forma de entender a palavra “colonização”. Segundo o dicionário Priberam, colonizar significa “povoar de colonos”. Entretanto, quando os portugueses chegaram ao território que viria a se tornar o Brasil, este já era habitado pelos indígenas. Portanto, devemos ter cuidado ao utilizar a palavra “colonização” pois esta foi, na verdade, uma conquista e dominação de território.

colonizacãoA colonização aconteceu no ano de 1500. O contexto socioeconômico de Portugal nessa época era de expansão comercial e territorial através das Grandes Navegações. O navegador responsável pela viagem que trouxe pela primeira vez a embarcação portuguesa ao Brasil foi Pedro Álvares Cabral.

O encontro de culturas distintas foi um choque, principalmente por haver dominação portuguesa em relação aos nativos, que teve como consequência: mão-de-obra escrava indígena, catequização para impor a nova religião, propagação de doenças como sífiles e gripe, extração de matéria-prima local através de escambo (troca) por produtos de menor valor econômico, dominação e distribuição das terras (sesmarias).

Porém, somente a partir de 1530 é que o povoamento se deu de forma mais concreta, a partir da criação de vilas e do plantio e cultivo de cana-de-açúcar. Com os engenhos de açúcar e a extração de minerais utilizando mão-de-obra escrava (primeiro indígena, depois africana com o tráfico negreiro), os portugueses passaram a ter altos rendimentos com a manutenção da colônia.

Portanto, muitas deficiências que hoje se tem no Brasil são originários do tipo de colonização aqui realizado: a colonização de exploração; diferente da colonização de povoamento que os ingleses realizaram no território que veio a se tornar os Estados Unidos.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.