O Programa Universidade Para Todos do segundo semestre de 2023 (ProUni 2023.2), que oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior do país, dará início ao recebimento de inscrições nesta terça-feira. O programa, um dos mais importantes para candidatos que participaram do Enem 2022, recebe inscrições até sexta-feira (30/06).
Dessa maneira, você acompanha a seguir tudo sobre as inscrições para o ProUni 2023.2. Além de encontrar as principais datas para o ProUni 2023.2, você também encontrará os principais requisitos para participar do ProUni, assim como as vagas disponíveis no programa e como realizar a sua inscrição para o processo seletivo.
Indice
O que é o ProUni?
O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é mais um importantíssimo programa criado para aproveitar e valorizar o desempenho de candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio. Por meio do ProUni, os candidatos poderão obter bolsas parciais ou integrais em instituições privadas de ensino, de acordo com as suas notas e também condição de renda.
Como funciona o ProUni?
Ao contrário do que acontece com o Sisu, o ProUni conta com critérios de seleção que envolvem a renda do candidato. Sendo assim, os candidatos deverão obter uma pontuação mínima para participar do programa, assim como cumprir as condições de renda necessárias.
As bolsas concedidas podem ser parciais (50% de desconto) ou integrais (100% de desconto), e as notas são calculadas de acordo com o desempenho do candidato nas provas do Enem. Portanto, é necessário ter realizado o Enem 2022 para participar do ProUni 2023.2.
Quem pode participar do ProUni 2023.2?
Para participar do ProUni 2023.2, o candidato deverá obter as pontuações mínimas necessárias para cada curso ou instituição, que estarão indicados no momento de realização das inscrições. Já em relação aos critérios de renda, o candidato deverá cumprir condições específicas para cada tipo de bolsa.
Para obter a bolsa integral, o candidato aprovado deverá comprovar renda bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Já para os candidatos que desejam concorrer a uma bolsa parcial (50%), será necessário comprovar uma renda bruta mensal por pessoa de até 3 salários mínimos. Além disso, é necessário atender a pelo menos uma das condições abaixo:
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública;
- Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da instituição;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da instituição;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista;
- Ter cursado o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista parcial da instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ser uma pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação de magistério para a rede básica. Nesses casos, também não será aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Principais datas para o ProUni 2023.2
Depois de entender as principais características do ProUni, chegou a hora de acompanhar as datas para o ProUni 2023.2. Como foi destacado, as inscrições começam nesta terça-feira, e você acompanha as demais datas para este programa a seguir:
- Término do período de inscrições: 30 de junho.
- Divulgação dos resultados: 04 de julho;
- Confirmação das informações dos candidatos aprovados em primeira chamada: entre os dias 04 e 14 de julho.
- Divulgação dos candidatos aprovados em segunda chamada: 24 de julho;
- Confirmação das informações dos candidatos aprovados em segunda chamada: entre os dias 24 de julho e 03 de agosto;
- Manifestação de interesse na lista de espera: dias 14 e 15 de agosto;
- Resultado da lista de espera: 18 de agosto.
Como realizar a inscrição no ProUni 2023.2
Para realizar a sua inscrição no ProUni 2023.2, é necessário acessar o portal único do Governo Federal e acessar a Página do Sisu. Em seguida, o candidato deverá realizar o login utilizando sua conta do tipo Gov.br. Feito isso, escolha as duas opções que deseja concorrer e fique de olho nas notas de corte.
É importante enfatizar também os critérios de renda do ProUni 2023.2. Afinal, mesmo se aprovado de acordo com a nota e categoria selecionada, o candidato deverá apresentar a documentação comprobatória das condições informadas. Se os documentos não cumprirem com as regras da seleção, o candidato será eliminado.
Como consultar as vagas do ProUni 2023.2?
Para esta edição do programa, o ProUni oferece mais de 280 mil bolsas em quase 1000 faculdade privadas espalhadas por todo o país. Para consultar as vagas disponíveis no ProUni 2023.2, o candidato deverá acessar a Página de vagas do ProUni e realizar a sua busca.
É possível realizar buscas de acordo com o curso desejado, de acordo com a instituição de ensino que o candidato deseja realizar o curso e também de acordo com o município de realização do curso. Em ambos os casos, basta selecionar a opção desejada e preencher com o item de busca.
Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação as principais informações sobre o ProUni 2023.2. O Programa Universidade Para Todos é um dos mais importantes para candidatos que realizaram a prova do Enem, e permite aos candidatos obter bolsas parciais ou integrais em faculdades privadas do país.
Ao longo da publicação, você acompanhou tudo o que é importante para o processo seletivo, encontrando os principais pontos para quem deseja concorrer a uma das bolsas do ProUni 2023.2. Por fim, não se esqueça de avaliar as notas de corte e evite deixar para os últimos instantes!
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2023!