Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção unificada do segundo semestre de 2023 (Sisu 2023.2). O Sisu, principal programa para o ingresso de estudantes em instituições públicas de ensino, recebe inscrições até a próxima quinta-feira (23/06).
Dessa maneira, você acompanha a seguir, no InfoEnem, as principais informações sobre o Sisu 2023.2. Além de acompanhar as principais datas para o programa, você também encontrará informações indispensáveis para quem deseja participar do Sisu, como passo a passo para se inscrever no programa e como funciona o processo de seleção.
Indice
O que é o Sisu?
Antes de mais nada, é muito importante entender o que é o Sisu. O Sistema de Seleção Unificada é, atualmente, a principal porta de entrada para as instituições públicas e ensino superior do país. Portanto, o Sisu é amplamente utilizado pelas Universidades Federais, Institutos Federais de Educação e até mesmo por Universidades Estaduais.
Desse modo, para quem deseja ingressar em uma universidade pública, o Sisu deve ser um dos programas conhecidos. Assim, entender o funcionamento do Sisu e suas principais datas também é de grande relevância para os candidatos, uma vez que para participar da próxima edição do Sisu será necessário realizar o Enem novamente.
Principais datas para o Sisu 2023.2
As datas de qualquer programa são indispensáveis para qualquer candidato. Afinal, a partir das datas você poderá se preparar para outros programas e vestibulares, assim como não perder nenhum prazo durante estas etapas. Em função disso, confira a seguir as principais datas para o Sisu 2023.2:
- Início das inscrições: 19 de junho.
- Término das inscrições: 22 de junho.
- Período de matrícula para os aprovados em primeira chamada: entre os dias 29 de junho e 04 de julho.
- Manifestação de interesse para a lista de espera: entre os dias 27 de junho e 04 de julho.
- Divulgação dos candidatos em lista de espera: 07 de julho.
- Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 10 de julho (datas divulgadas pelas instituições).
Vagas disponíveis no Sisu do segundo semestre de 2023
Apesar de o número total de vagas não ter sido divulgado pelo programa, é possível encontrar no site do Sisu todas as vagas disponíveis. Para isso, o candidato deverá acessar a Página do Sisu e, em seguida, selecionar a opção “Consulta de Vagas”.
Feito isso, o candidato poderá consultar as vagas disponíveis nesta etapa do programa. É possível filtrar as vagas de acordo com o curso desejado pelo estudante, por meio da Instituição e também por meio da cidade de realização do curso. Além disso, a porção lateral do menu também conta com listas de municípios, instituições e cursos do Sisu 2023.2.
Como realizar a inscrição no Sisu 2023?
Para realizar a sua inscrição no Sisu 2023.2, o primeiro passo é acessar a Página do Sisu, selecionar a opção “Inscreva-se” e realizar o login na página, utilizando o login único do Governo Federal. Em seguida, o candidato deverá escolher duas opções de curso, que podem ser de áreas, tipos e cidades diferentes.
Além disso, é interessante destacar que o candidato poderá mudar as opções quantas vezes quiser dentro do período de inscrições, e apenas a última seleção será válida. O usuário também receberá, a partir de amanhã, as notas de corte para cada opção de curso, que são um guia interessante para quem deseja concorrer a uma vaga no Sisu 2023.2.
Notas de corte do Sisu
Como foi destacado no tópico anterior, as notas de corte são um fator muito importante e utilizado por quem deseja concorrer a uma das vagas no Sisu 2023.2. Afinal, as notas de corte são um parâmetro muito interessante para o candidato verificar se está próximo de conseguir uma vaga no curso desejado ou não.
As notas de corte são atualizadas uma vez ao dia durante o período de inscrições para o Sisu, e são interessantes para que o candidato tenha uma noção dos requisitos para conquistar a vaga. Se a nota estiver muito acima da nota de corte, as chances de conquistar a vaga em primeira chama aumentam. No entanto, se as notas estiverem muito abaixo do corte, a chance de obter uma vaga em primeira chamada diminui.
Também é fundamental destacar que as notas de corte não são um critério de seleção, e não garantem em nenhuma condição a aprovação do candidato. Sendo assim, você deverá utilizar a nota de corte como uma estimativa, e estar ciente de que este resultado pode mudar com o passar dos dias. Portanto, utilize a nota de corte como um parâmetro das escolhas.
Quem pode participar do Sisu 2023.2?
Podem participar do Sisu 2023.2 todos os candidatos que realizaram a prova do Enem 2022 e não obtiveram nota zero na prova de redação. Além disso, só poderão participar do exame os candidatos que não realizaram o Enem 2022 na condição de treineiro.
Como funciona a lista de espera do Sisu 2023.2?
Por fim, é interessante destacar que os candidatos que não foram aprovados em primeira chamada poderão manifestar interesse em participar de uma lista de espera para o Sisu 2023.2. Por meio da lista de espera, os candidatos poderão escolher uma opção de curso e aguardar na lista de espera.
As chamadas sequentes irão depender do calendário de cada instituição participante, e serão realizadas chamadas adicionais até preencher por completo o número de vagas disponíveis na instituição. Além disso, todo o processo deverá ser acompanhado no site de cada instituição, uma vez que datas e número de vagas serão diferentes para cada chamada!
Dessa maneira, você acompanhou ao longo da publicação um guia completo para o Sisu 2023.2. O Sisu é um dos programas mais importantes para os candidatos que realizaram o Enem, sendo a principal porta de entrada para instituições públicas de ensino superior do país.
Assim, conhecer tudo sobre o Sisu 2023.2 pode te deixar mais próximo da tão sonhada vaga. Você acompanhou as principais datas para o programa, os requisitos para candidatura e procedimento de inscrição. Com isso, não se esqueça dos prazos e faça a inscrição no Sisu do segundo semestre de 2023!
Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2023!