Inscrições Vestibular UFPA 2015 abertas até dia 20

Estão abertas, desde o dia 4 de novembro, as inscrições para o Vestibular 2015 da Universidade Federal do Pará (UFPA), que oferta um total de 6.698 vagas em 164 opções de cursos de graduação.

É importante esclarecer que, do mesmo modo que ocorreu em 2013, esta edição do processo seletivo da instituição terá duas formas de ingresso, veja:

  • 80% das vagas serão disponibilizadas para o vestibular tradicional da universidade, que seleciona os candidatos através do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 e cujos prazos e datas são tratados nesta matéria;
  • 20% serão ocupadas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o qual também aproveita as notas do Enem como critério único de seleção, porém com edital e datas próprias.

Vale mencionar também que o Edital do Processo Seletivo da UFPA permite aos estudantes concorrerem as vagas por ambas as formas de ingresso (Sisu e Vestibular).

As inscrições para as 5.487 vagas destinadas ao vestibular devem ser feitas pelo site da ceps até o dia 20 de novembro, mediante o pagamento da taxa de R$ 25,00 até a data limite de 21 do mesmo mês. Estão isentos do pagamento da taxa estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou em instituições particulares na condição de bolsistas.

Nota divulgada pela Assessoria de Comunicação da UFPA alerta para a atenção que os candidatos devem ter no momento do preenchimento dos campos com números de CPF e de inscrição no Enem 2014, uma vez que no ano passado inúmeros participantes tiveram problemas. Caso você tenha perdido seu número de inscrição no exame, saiba como recuperá-lo neste artigo.

O vestibular ocorrerá em etapa única e os melhores classificados com as notas do Enem já estarão automaticamente aprovados, com exceção dos cursos de artes visuais, dança, música e teatro, que requerem testes de habilidade, marcados para 14 de dezembro.

Com relação ao sistema de cotas, a UFPA reserva, tanto no Sisu quanto no vestibular tradiocional, 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Dentro deste grupo, há ainda a distribuição de 40% das oportunidades para concorrentes da rede pública que se autodeclaram negros, pardos ou indígenas (cota escola pretos, pardos e índios).

A universidade não informou quando o resultado do vestibular via Enem será divulgado.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.