MEC Pretende Criar Ambiente Virtual Para Vagas do Fies

O governo pretende criar um ambiente virtual onde os estudantes poderão consultar e se candidatar para vagas em instituições de ensino superior (IES) privadas que adotam o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Segundo declaração dada pelo ministro da educação Cid Gomes, a ferramenta funcionará de forma semelhante ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona estudantes duas vezes por ano através de uma página na internet, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção:

Para o futuro, e eu vou conversar com o setor de forma mais objetiva, estamos estudando fazer um modelo parecido com o que a gente já faz no Sisu e no ProUni (programa federal que dá bolsas em faculdades privadas). As instituições se cadastram, oferecem suas matrículas, suas vagas e abrimos um processo público de seleção em que o critério será a melhor nota do Enem.

Atualmente o aluno que deseja utilizar o Fies deve primeiramente ser aprovado na IES para depois acessar a página do fundo e efetuar a inscrição / solicitação de financiamento. É possível fazer o requerimento em qualquer época do curso, sendo que recentemente foram alteradas as regras, passando a ser exigido um desempenho mínimo no exame (leia e entenda).

Questionado sobre uma prazo para a implantação deste sistema, o ministro informou que está avaliando a demanda de tempo e que ainda não há uma previsão exata para isso, porém garantiu que fará o que estiver ao seu alcance para que o novo sistema do Fies seja colocado em prática o quanto antes.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.