Otimize seus estudos ensinando o que estiver aprendendo

Hoje explicarei como a produtividade pode ser uma aliada poderosa em sua preparação para o Enem. É muito comum alunos questionarem quantas horas deve-se estudar por dia.

Sempre há um mito de que estudar muito é o fundamental para se entrar numa universidade pública, principalmente se o curso em questão for muito concorrido. Não se trata do tempo que você estuda, mas sim de sua produtividade. No caso de seus estudos, o que realmente importa é o quanto você assimila e apreende de conteúdos. A qualidade do estudo deve se sobrepor a quantidade de horas gastas!

Em meu último artigo para o infoEnem escrevi sobre 7 dicas para fazer uma boa prova no Enem. Na ocasião o meu foco já era a produtividade. No texto de hoje vou continuar desenvolvendo estas ideias e, para isso, discorrerei sobre a dica de número 7: Ensine o que aprendeu.

Primeiramente, amplie-a para ”Ensine o que estiver aprendendo”. Agora questione-se sobre quais benefícios poderá ter com sua aplicação. Bem, vamos lá.

Ao ensinar o que aprendeu ou o que estiver aprendendo, você estará colocando em prova o quanto e com que clareza domina determinado assunto. Se, ao explicar tal conteúdo, lhe faltar palavras ou você demorar para fazer as ligações (dar exemplos e conceituar), isso pode significar que o assunto em questão precisa ser melhor trabalhado. Além do mais, irá expor suas deficiências, o que é ótimo, pois é fundamental conhecer seus pontos falhos para poder repará-los.

Caso ocorra o contrário, se você expor o conteúdo com dinâmica dando vários argumentos, isso certamente indica um melhor domínio sobre a matéria, além de otimizar ainda mais sua fixação.

Para colocar tal estratégia em prática, junte-se a um amigo e explique oralmente o conteúdo escolhido para o dia. Depois faça o mesmo exercício através da escrita. Essa técnica permite assimilar o assunto tratado de forma muito mais consistente e lhe ajudará inclusive a treinar sua redação, mesmo que a disciplina envolvida seja matemática, biologia, história ou qualquer outra.

Trabalhe com este método e verá seus estudos renderem. Utilizo estas técnicas com vários alunos que se dispõe a usá-las e geralmente os próprios ficam surpresos quando se veem identificando o que é necessário melhorar, adquirindo um discurso conciso e dissertando sobre diversos temas. Isso acaba trazendo também uma sensação de segurança, além de aumentar o domínio técnico do assunto.

É importante ressaltar que este método funciona melhor quando é feito com alguma pessoa como sugerido, de preferência um colega que também esteja se preparando para o Enem 2014. O ideal, inclusive, é que este companheiro também utilize o exercício para que você possa aprender com suas explicações.

Sempre recebo explicações, corrijo e analiso textos em meu site, que é voltado ao ensino de biologia. Se você está em dúvida sobre qual tema abordar e quer usar este método escrevendo para que eu possa analisar, recomendo que acesse o site Planeta Biologia, na aula de Sistema Circulatório, que é um assunto sempre requisitado no Enem pela sua interdisciplinaridade.

Estude esta aula e faça uma explicação do que entendeu. As explicações poderão ser enviadas para esta página do Facebook. Fique a vontade pra escolher qualquer outro tema de biologia de sua preferência. Terei o maior prazer de ler, analisar e comentar.

Espero que essa dica seja útil e que ajude em seus estudos.

Até a próxima postagem!


Sobre o Autor: Daniel Pereira é graduado em Biologia pela Unesp. Idealizador de vários sites pela web, apaixonado por tecnologia e suas aplicações no Ensino. Ele ministra aulas de biologia e há 5 anos prepara alunos para o Enem.

*Nossos agradecimentos ao professor Daniel por mais esta contribuição com o Portal infoEnem.

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.