Na manhã desta sexta-feira (04), o Ministério da Educação (MEC) anunciou a mudança das datas de realização do Exame Nacional do Ensino Médio Para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem 2016 PPL): inicialmente previsto no Edital para 6 e 7 de dezembro, as provas serão aplicadas nos dias 13 e 14 do mesmo mês.
Assim como na data anterior, os dias correspondem a uma terça e quarta-feira, respectivamente. Tradicionalmente, o Enem PPL – edição exclusiva para jovens reeducandos e carcerários – ocorre durante a semana pelo fato de serem dias em que não há visitas nas unidades prisionais e socioeducativas que sediarão a aplicação em cada estado.
Da mesma forma como ocorrerá no exame tradicional, cujas provas acontecem neste final de semana, o formato do Enem PPL traz 45 questões de Ciências Humanas mais 45 de Ciências da Natureza no primeiro dia, em 4h30min, e 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Matemática e a Redação na segunda data, com duração de 5h30min.
As inscrições encerraram no dia 21 de outubro, sendo que o procedimento para registro dos candidatos de cada unidade socioeducativa ou prisional deveria ser feito por um único agente, chamado de “responsável pedagógico”. Será ele também o incumbido de verificar o resultado com as notas desses candidatos e também de providenciar a inscrição dos interessados em programas de acesso ao ensino superior, como Sisu e Prouni, por exemplo.
De acordo com balanço divulgado pelo MEC juntamente com a notícia de alteração das datas das provas, o Enem 2016 PPL contará com 54.347 inscritos em 1.290 unidades de aplicação. O número representa um crescimento de 19% em relação ao ano passado, quanto 45.582 privados de liberdade fizeram o exame.
Fonte: portal.mec.gov.br