Reitor da USP elogia Enem e admite que busca ¨novas¨ formas de ingresso

Ao que tudo indica, uma das mais importantes instituições brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP), já considera a possibilidade da inclusão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma das formas de ingresso de novos estudantes.

Isso porque o novo reitor Marco Antonio Zago afirmou, na última segunda-feira (28), que a USP está reavaliando o seu vestibular e que considera o Enem um bom exame. A declaração foi dada durante o III Encontro Internacional de Reitores, que ocorreu até a última terça-feira no Rio de Janeiro.

¨A USP está reestudando o seu vestibular e o ingresso. Não que o vestibular atual seja ruim, mas temos de considerar outras participações. O Enem é uma possibilidade. O reitor acha razoável, mas depende do conselho universitário, é ele quem decide.¨

Apesar de não confirmar nenhuma especulação sobre uma possível adesão da USP ao Enem, Zago admitiu que a universidade estuda, desde junho do ano passado, novos mecanismos de ingresso e que não acha ideal ter unicamente o vestibular como forma de entrada de calouros na instituição. Atualmente o vestibular da USP é realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que consiste numa instituição autônoma.

Entre as possibilidades, além das provas do Enem, a universidade também já cogitou utilizar as olimpíadas científicas, bem como o trabalho direto com escolas para identificar talentos nas diversas áreas do conhecimento, especialmente na rede pública de ensino.

Vale lembrar que a USP já utilizou o desempenho dos candidatos no Enem para composição de pequena porcentagem da nota final do vestibular. Entretanto, nos últimos a instituição não tem aproveitado as notas do exame, seja por incompatibilidade de datas, seja por insegurança com possíveis escândalos do Enem.

Entramos em contato com o atendimento da Fuvest para questionar uma possível inclusão do Enem já no Vestibular 2015, porém a resposta que obtivemos é que não há nenhuma informação a respeito.

O edital contendo as regras do Vestibular Fuvest 2015 será publicado amanhã. Qualquer novidade relevante sobre o Enem será divulgada aqui.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.