Pedido de Isenção da Taxa de Inscrição do Enem 2017 Negado? Entenda

A taxa de inscrição de R$ 82 gera muitas dúvidas nos candidatos durante o período de inscrições para o Enem 2017. Inclusive publicamos matérias explicando como imprimir o boleto e também quem pode e como declarar carência e solicitar a isenção deste valor.

Especificamente sobre esta última questão, os candidatos, em alguns casos, mesmo atendendo as regras para pedir a gratuidade da inscrição do Enem (veja aqui), tiveram sua declaração de carência negada automaticamente pelo sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Se você encontra-se nessa situação, entenderá o porquê seu pedido foi indeferido na sequência deste artigo.

Antes de mais nada o candidato deve compreender que, uma vez negada a solicitação de isenção no exame, o boleto para pagamento do Guia de Recolhimento da União (GRU) aparecerá automaticamente na página do participante, acompanhado da mensagem reproduzida na imagem.

Neste caso, não será possível tentar declarar carência novamente e nem cancelar a inscrição para refazê-la (não é permitido), de forma que a única alternativa é quitar a GRU no valor de 82 reais, que pode ser paga até 24 de maio em qualquer banco, casa lotérica ou agência do correio.

Apesar de apenas emitir o comunicado, “Condição socioeconômica não atende aos requisitos previstos no Edital. AGUARDANDO PAGAMENTO DA GRU“, o sistema não esclarece de onde retirou essa conclusão. De acordo com as regras, o sistema de inscrições do Inep cruza os dados preenchidos pelo candidato no questionário socioeconômico (27 perguntas) com as exigências para declaração de carência (descritas a seguir), de forma que se as informações não apresentam coerência o pedido é negado e o boleto gerado.

  • Realizar todo o ensino médio em escola pública ou em unidade privada na condição de bolsista integral;
  • possuir renda familiar máxima de 1,5 salário mínimo (R$ 1.405,50) por pessoa.

Esse é o motivo do indeferimento (negação) do pedido de isenção. Caso você tenha passado por isso e não possui condição de pagar a inscrição, recomendamos que entre em contato pelo atendimento telefônico do Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800 616161. A ligação é grátis e deve ser feita de um telefone fixo. Ressaltamos, no entanto, que está muito difícil de ser atendido e que não há garantia alguma de conseguir a isenção.

Se obteve sucesso ou encontrou alguma outra forma de resolver o problema, por favor compartilhe sua experiência com os outros leitores nos comentários abaixo.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.