Na manhã desta terça-feira (20), o reitor da Universidade estadual do Piauí (Uespi), Carlos Alberto Pereira, informou que a instituição irá propor que sua adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio como modalidade para ingresso de alunos seja de 100%, e não 75% como alguns grupos defendem.

Segundo ele, o processo seletivo realizado integralmente através do Sisu seria benéfico à Instituição. “Defendo a adesão em cem por cento, mas não depende só de mim, depende também de uma comissão. Se for para ser cinqüenta por cento não vale à pena, pois ainda estaríamos gastando dinheiro com o vestibular, além disso, essa adesão traria muitos benefícios, pois seria mais dinheiro para ser investido em assistência estudantil”, explica o reitor.

A discussão do percentual de vagas destinadas pelo Enem, que aconteceria nesta semana, foi adiada para o mês de janeiro porque a diretora do Sisu, Paula Branco, irá se reunir no começo do ano, em Teresina, com o Conselho Universitário da Uespi para discutir quais as vantagens da instituição aderir ao Enem. A resposta do Conselho Universitário sobre a adesão integral (ou não) do Enem será dada logo após a apresentação da proposta já que as escolas tem que se organizar para preparar os alunos para as provas.

Sobre a discussão, que já se arrasta desde o inicio do ano, o reitor é incisivo: “Não dá pra voltar ao vestibular tradicional porque as taxas cobradas são as mesmas há dois anos e não cobrem o custo de um vestibular”, afirma o reitor.

Neste ano, a Uespi está ofertando 4260 vagas em 26 cursos. Seu vestibular, que ocorreu nos dias 11 e 12 dezembro, não utilizará o desempenho dos estudantes no Enem 2011.

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.