A Universidade Federal de Ouro Preto se originou da incorporação da Escola de Farmácia e da Escola de Minas, sendo fundada oficialmente em 21 de agosto de 1969.

Conciliando tradição e modernidade, a UFOP expandiu-se com a criação de novas unidades acadêmicas e com a implantação de novos cursos. Atualmente a universidade oferece 38 cursos de graduação presencial, além de mais seis cursos no Centro de Educação Aberta e a Distância.

 

Estrutura
A UFOP concentra as suas as atividades nos seguintes campi:
  • Campus Ouro Preto: Escolas de Farmácia, de Minas e de Nutrição; Unidades Isoladas; Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC); Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB).
  • Campus Mariana: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS); Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).
  • Campus João Monlevade: Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA).

Na modalidade de Educação a Distância (EaD), a instituição oferece os cursos de Administração Pública, Matemática, Pedagogia e Educação Infantil.

 

Processo Seletivo

A UFOP utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como único critério de seleção de novos alunos, tanto para os cursos presenciais como EaD. Os candidatos devem se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para concorrer as vagas da instituição.

Somente os cursos de Artes Cênicas e de Música exigem testes de habilidades específicas, após utilizar o Enem como primeira etapa do processo de seleção.

 

Links úteis

Site da UFOP – http://www.ufop.br/

Vestibular – http://www.vestibular.ufop.br/

EaD – http://www.cead.ufop.br/