UFSM extingue vestibular e adota integralmente ao SiSU

Em reunião realizada na última quinta-feira pelo CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) decidiu que, a partir do primeiro semestre de 2015, o ingresso de seus novos estudantes ocorrerá exclusivamente via SiSU (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza as notas do Enem como critério único de seleção.

Com a decisão, após quase 5 horas de debate e discussão, a universidade gaúcha junta-se a um grupo cada vez maior de universidades públicas, em especial federais, que utilizam o sistema do governo para o preenchimento de 100% de suas vagas, abolindo o vestibular tradicional.

Outra determinação importante que resultou da reunião foi a reserva, para o mesmo processo seletivo de 2015, de 50% das vagas da universidades para cotistas sociais e raciais. Com ela, a UFSM já cumprirá de imediato a Lei de Cotas de 2012 em sua integralidade, a qual garante que metade das vagas das universidades federais deve ser disponibilizada para cotistas até 2016.

Participaram do encontro o reitor Paulo Afonso Burmann, diretores e também representantes do DCE (Diretório Central de Estudantes) da UFSM. Após as votações, o reitor afirmou que a instituição está pronta para acatar a decisão do CEPE de ingresso via SiSU: “Vamos garantir todas as condições necessárias para a qualidade do ensino e permanência dos alunos”.

A UFSM foi a segunda universidade a anunciar adesão integral do SiSU durante o prazo de inscrições para o Enem 2014 , a exemplo da Universidade Federal de Tocantins (UFT), que tomou a mesma medida dias atrás.

Tags:

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.