2º dia do Vestibular UFSC/2012

A Universidade Federal da Santa Catarina (UFSC) está realizando seu processo seletivo 2012 nos dias 10, 11 e 12 deste mês. Esta edição conta com mais de 30 mil inscritos e oferece 5.991 vagas em 85 opções de cursos, nas cidades de Florianópolis, Curitibanos, Joinville e Araranguá.

Ontem, primeiro dia do vestibular, os candidatos fizeram as provas de língua portuguesa e literatura brasileira (12 questões), língua estrangeira (08 questões) e ainda matemática e biologia (10 questões de cada disciplina). Vale lembrar que o horário de realização das provas, em todos os dias, é das 14h às 18h.

Hoje estão acontecendo as provas de história, química, física e geografia, sendo que cada matéria contem 10 questões.

Amanhã, terceiro e último dia, os vestibulandos realizarão a redação e responderão a mais 4 questões discursivas, encerrando o processo seletivo da UFSC.

Segundo o regulamento do concurso vestibular, estarão automaticamente eliminados da disputa por vagas os candidatos que não atingirem:

  • pelo menos 3 pontos no somatório das questões de língua Portuguesa e literatura Brasileira;
  • pelo menos 4,5  pontos na redação,  a qual vale 15 pontos;
  • pontuação superior a zero no conjunto das 4 questões discursivas.

Programa de ações afirmativas

Com relação ao sistema de cotas, a UFSC trabalha da seguinte maneira:

  • 70% das vagas de cada curso para classificação geral;
  • 20% das vagas de cada curso para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino;
  • 10% das vagas de cada curso para candidatos autodeclarados negros que tenham, preferencialmente, cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino;
  • 09 vagas suplementares para candidatos autodeclarados indígenas.

UFSC e Enem

A instituição ainda não adere ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), porém é opcional ao candidato utilizar ou não a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para compor a nota final. É importante ressaltar que a nota do ENEM só será usada em benefício do candidato, ou seja, se a nota final for superior à nota do vestibular.

A Coperve, responsável pela organização do processo seletivo da UFSC, informou que se o Ministério da Educação mantiver a divulgação do resultado do Enem para o início de janeiro, como previsto, o resultado do concurso pode sair em meados do mesmo mês.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.