3 passos para você iniciar sua preparação para o Enem 2014

Se você vai prestar a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e acha que ainda está cedo para começar a organizar seus estudos, saiba que está completamente enganado!

Seja qual for seu objetivo com o exame (vaga em universidade pública, bolsa em instituição particular, certificado do ensino médio etc.), tenha em mente que a cada ano o número de inscritos no exame bate recorde e que isso torna a concorrência e a necessidade de um um bom resultado ainda maiores.

E como cada detalhe pode fazer a diferença na busca pelo seu melhor desempenho, certamente antecipar o início dos estudos é uma atitude que condiz com os candidatos que têm este objetivo. E para lhe dar uma forcinha o maior Portal do Enem preparou esta matéria contendo alguns passos que irão facilitar seu “pontapé incial” nos estudos para o Enem 2014. Vamos a eles.
 

1- Crie uma rotina de estudos e siga-a rigorosamente

Defina quais os dias da semana irá estudar e quanto tempo em cada dia. Para isso o ideal é criar um cronograma (tabela) com todas as suas atividades e encaixar o tempo diário de estudo nos horários livres. Por exemplo, uma pessoa que vai ao colégio de manhã e trabalha a tarde, deve determinar x horas do seu horário da noite para estudo. Se esta mesma pessoa tem o final de semana todo livre, também deve separar algumas horas no sábado ou no domingo.

Vale mencionar aqui duas situações extremas que irão prejudicar o seguimento de seu cronograma. O primeiro caso é do estudante desleixado que até cria o cronograma, mas não segue. Para conquistar seus objetivos é preciso disciplina, determinação e foco. Por isso, se você não tem o hábito de estudar, saiba que já passou da hora de criá-lo.

O outro caso é o do candidato que incluiu em seu cronograma horas “demais” de estudo e “de menos” de descontração. O tempo livre e a diversão fazem parte de nossa vida e nos ajudam a encarar a rotina com bom humor e disposição, por isso não devemos abrir mão deles. Se você constuma ser aquele tipo de pessoa mais “bitolada”, não esqueça de levar isso em consideração no momento de criar seu cronograma de estudos.
 

2- Defina um roteiro como base dos seus estudos

Um roteiro de estudo nada mais é do que o planejamento de quais serão os assuntos / conteúdos que você estudará em determinado período. Antes de mais nada, é preciso conhecer qual é o conteúdo programático que é cobrado pelo exame. A partir dele, você pode criar tal planejamento a longo prazo e depois destrinchá-lo em períodos menores. Por exemplo, se sua preparação inciar agora, terá cerca de 8 meses até as provas do Enem (que devem ocorrer no final de outubro ou início de novembro), neste período você deve colocar metas mensais ou bimestrais, as quais irão lhe ajudar a nortear seus estudos semanalmente, aliando o roteiro ao seu cronograma. Entre tais metas, você pode incluir certos temas que devem ser trabalhados naquele determinado mês ou semana, bem como a realização de simulados etc.
 

3- Busque um material de qualidade para complementar sua preparação.

De nada adianta um cronograma organizado e um roteiro de estudos bem elaborado, sem um material de qualidade em suas mãos. Se você está cursando o terceiro colegial, pode utilizar como base do conteúdo o material da própria escola, buscando resolver listas de exercícios extra-classe para complementar o estudo. Se você não está estudando mais, o ideal é procurar se manter atualizado e informado, além de praticar muito para se familiarizar com o modelo da prova do Enem, que é composto por 180 questões objetivas mais a redação, em dois dias de aplicação.

Nesse sentido, independentemente de qual situação seja a sua (estudante ou não), recomendamos que conheça nossas Apostilas para o Enem 2014. Nosso material tem como foco o formato do exame, trazendo as últimas 5 edições (mais de 900 questões!) para você praticar e depois estudar pelas resoluções, explicações e comentários da nossa equipe de professores. Clique aqui para saber tudo sobre nossas apostilas.
 
Seguindo estes passos, temos o cronograma, que comanda o ritmo do seus estudos; o roteiro, que determina o que será estudado e como você irá fazê-lo; e o material, que consiste na estratégia e no diferencial a mais na sua preparação.

Agora que já sabe como iniciar de forma correta e organizada seus estudos para a próxima edição do maior exame do Brasil, mãos à massa! Lembre-se que estas dicas irão lhe auxiliar apenas a se organizar para começar a estudar. Sem determinação, foco e empenho, não chegará a lugar algum!

Bom trabalho e até a próxima!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.