Análise de Questão do Enem Sobre Romantismo Brasileiro

Temos estudado os períodos literários do Brasil e vimos ontem que o Romantismo foi o primeiro movimento pós Independência e que, por isso, carrega o nacionalismo como uma de suas características mais fortes.

Agora, vamos analisar esse traço marcante melhor através de uma questão do Enem 2012 sobre o José de Alencar, um dos principais escritores romancistas, e suas obras. A resolução da questão foi retirada das Apostilas para o Enem 2015, cujas questões de Linguagens (exceto Língua Estrangeira) foram comentados pela Profª Margarida Moraes, formada pela USP.

Dica: Primeiramente, resolva a questão e, em seguida, confira a resolução para fixar o conteúdo!

Enem 2012 – Caderno Amarelo – Questão 134

“Ele era o inimigo do rei”, nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, “um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil”. Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil. Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada.

História Viva, n.° 99, 2011.

Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreendesse que

a) a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.
b) o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.
c) a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.
d) a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
e) o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.

 

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS

Alternativa D

O texto descreve inúmeras outras facetas de José de Alencar, além daquela mais conhecida, a de romancista (ele era também político – ocupou uma cadeira no Legislativo como deputado e defendia a escravatura, em oposição a José do Patrocínio, ensaísta – defendia o nacionalismo). Pelo fato de ter exercido todas essas as atividades e funções citadas no texto, a digitalização de sua obra é justificada e como “acabou inventando o Brasil”, sua obra tem importância na preservação da memória (linguística e histórica) e na identidade nacional.

Que tal ter em mãos um acervo com mais de 1.000 questões das últimas 6 provas do Enem para você praticar e depois estudar por resoluções e comentários detalhados como este? Então CLIQUE AQUI E GARANTA JÁ SEU KIT de Apostilas do infoEnem com super promoção.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.