Assunto de Ciências da Natureza (Biologia) – Filo Annelida

Já vimos aqui no Portal infoEnem os filos que contém os vermes chatos e vermes cilíndricos. Agora vamos compreender um outro filo que contém animais de corpo cilíndrico, mas que não são transmissores de doenças, do qual fazem parte as minhocas e sanguessugas.

O nome Annelida provém de Annelus, que significa anel, o que nos leva à conclusão de que estes animais possuem um corpo segmentado em anéis, os quais são denominados metâmeros. Seu habitat pode ser aquático ou terrestre úmido e sua simetria é bilateral. Em relação ao número de folhetos germinativos, podemos classifica-los como triblásticos e ainda como os primeiros celomados.

A divisão dos seres deste filo em classes é feita em função da quantidade de cerdas que eles possuem em seu corpo. Quando possuem poucas cerdas, pertencem à classe Oligochaeta, como é o caso da minhoca. Além de terem poucas cerdas, os animais desta classe são monoicos, apresentam desenvolvimento direto, ou seja, sem estágio larval, e podem viver em ambiente aquático ou terrestre. Quando possuem muitas cerdas, os anelídeos pertencem à classe Polychaeta, a qual caracteriza-se por conter animais dioicos, com desenvolvimento indireto e que vivem somente em ambiente aquático. Um exemplo importante de animal desta classe é o nereis. A última classe, representada pelos anelídeos sem cerdas, chama-se Hirudínea e contém seres monoicos, com desenvolvimento indireto, e de habitat aquático ou terrestre úmido, sendo o principal exemplo a sanguessuga.

Os anelídeos em geral possuem sistema digestivo completo, ou seja, com boca e ânus; não possuem sistema respiratório; ao contrário dos filos anteriores, possuem sistema circulatório, o qual é fechado, ou seja, o sangue percorre o corpo através de vasos; seu sistema nervoso é ganglionar e ventral e o sistema excretor é composto por metanefrídeos, com um par em cada segmento do corpo.

Sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada. No caso da sexuada, existe uma estrutura denominada clitelo que ajuda a manter os seres unidos. Além disso, os monoicos caracterizam-se pela fecundação cruzada, ou seja, dois animais se fecundam, já que ambos possuem os dois sexos.

Temos agora mais uma coluna em nossa tabela.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.