Biologia no Enem: Relações Ecológicas Intraespecíficas

Há várias formas dos seres se relacionarem na natureza. Os seres podem ser divididos por espécies e, dessa forma, podemos dividir suas relações em interespecíficas (entre espécies diferentes) ou intraespecíficas (entre mesmas espécies).

Hoje veremos as relações intraespecíficas encontradas na natureza, conteúdo de biologia cobrado no Enem. Elas podem ser harmônicas (quando os dois indivíduos se beneficiam ou um se beneficia e o outro se mantém neutro) ou desarmônicas (quando pelo menos um indivíduo é prejudicado).

Relações Harmônicas

Colônia

Na colônia, os organismos ficam anatomicamente (fisicamente) juntos, podendo haver divisão de tarefas / funções. Todos eles levam vantagem, já que se beneficiam mutuamente do trabalho alheio. É o caso, por exemplo, de um recife de coral. Milhões de pequenos seres, conhecidos como pólipos, secretam um esqueleto rígido à sua volta e não são capazes de viver isoladamente.

Sociedade

Na sociedade, há divisão de trabalho de forma que os seres mutuamente se cooperam. A diferença entre a sociedade e a colônia é que, na sociedade, os indivíduos não ficam anatomicamente juntos, podendo, assim, mudar de grupo social. É o caso das abelhas, formigas e de nós, seres humanos.

Relações Desarmônicas

Competição

A competição intraespecífica ocorre por falta de recursos no ecossistema (como parceiro reprodutivo, alimento, água etc.) entre os indivíduos da mesma espécie. Nesses casos, os menos aptos a conseguirem determinado recurso sofrem prejuízo. Existe também a competição interespecífica, que veremos em um próximo artigo.

Canibalismo

O canibalismo ocorre quando um indivíduo se alimenta de outro da mesma espécie, ocorrendo, obviamente, a morte do segundo. O caso mais comentado é o da viúva-negra que, após o acasalamento, arrancam e comem a cabeça do macho.

Em breve, trataremos das relações interespecíficas, isto é, entre espécies diferentes. Continue acompanhando e bons estudos!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.