Capacitação de chefes de sala do Enem 2013

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do Inep, terminou no último domingo, dia 15 de setembro, a fase inicial de capacitação da primeira turma de chefes de sala que participarão da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Segundo matéria divulgada no site do MEC, mais de 50 mil profissionais tiveram aulas de conteúdo teórico na modalidade a distância. Vale ressaltar que este foi o primeiro ano em que os chefes de sala do exame participaram deste tipo de formação.

O curso, que teve uma carga horária de 30 horas, foi realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Centro de Educação a Distância da UnB (Universidade de Brasília). Ministradas ao longo de duas semanas, as aulas abordaram diversos assuntos de extrema importância, como por exemplo o edital do exame deste ano, a contextualização do Inep e do Enem e até a acessibilidade nos dias de prova, incluindo o atendimento diferenciado.

De acordo com Luiz Cláudio Costa, presidente do Inep, este treinamento reforça o compromisso do Instituto de oferecer aos estudantes um exame de qualidade e, acima de tudo, seguro. “Pela primeira vez nos quinze anos de Enem estamos oferecendo este tipo de treinamento aos chefes de sala, o que representa um aprimoramento constante no processo de aplicação das provas”, afirma Cláudio Costa.

Haverá ainda duas outras turmas teóricas, uma entre os dias 23 de setembro e 6 de outubro e outra no período de 7 a 20 de outubro. Ambas também com mais de 50 mil chefes de sala. No total serão 150.500 participantes que estarão aptos para trabalhar como chefes de sala na aplicação das provas do Enem 2013.

Essas três turmas também participarão de uma segunda fase de treinamento, cuja execução caberá ao consórcio responsável pela aplicação da prova. Nesta fase, diferentemente da primeira, as aulas serão presenciais, voltadas para a parte prática das atividades dos chefes de sala nos dias de prova, e estão previstas para acontecer em outubro, uma semana antes da realização do Enem deste ano.

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.